Bancos
Enviar comprovante do Pix é seguro?
Apesar da popularização deste tipo de pagamento, algumas dúvidas ainda resistem na população.
O Pix promoveu uma verdadeira revolução na forma como o brasileiro realiza pagamentos e recebe valores. A ferramenta foi lançada no ano de 2020 e mudou drasticamente a maneira como enxergamos o dinheiro e o utilizamos.
Porém, tanto avanço e conveniência também acabam trazendo algumas desvantagens e problemas. Uma das principais preocupações reside no quesito da segurança das transações, uma vez que o ambiente digital é extremamente propício para o cometimento de crimes e fraudes.
Dessa forma, surge uma pergunta que não quer calar: afinal, é realmente seguro compartilhar comprovantes de pagamento? Hoje vamos falar especificamente sobre esse assunto e você entenderá as implicações e consequências pertinentes a essa prática.
Quais os riscos de enviar o comprovante do Pix?
Os comprovantes do Pix nada mais são do que registros das movimentações realizadas em uma determinada conta, e através deles é possível que o proprietário tenha um controle maior sobre suas finanças. Esses registros incluem dados como hora, valor, data, nome do pagador e destinatário dos valores.
Basicamente, estamos falando de algo que funciona como uma prova de que uma transação foi efetivamente realizada. Dessa forma, essa comprovação é fundamental na resolução de possíveis disputas e pendências de caráter judicial, por exemplo.
Afinal, se um indivíduo precisa contestar ou confirmar algum repasse, esses documentos agem como prova demonstrativa de tudo o que aconteceu no ambiente financeiro. Mas, apesar de serem bastante úteis, o compartilhamento indiscriminado de tais materiais pode trazer sérias consequências, como:
- vazamento de informações pessoais
- exposição de dados do destinatário
- ataques de phishing
- clonagem de conta ou cartão bancário
Lembrando que esses são apenas alguns dos perigos envolvidos nesta situação, mas por sorte existem maneiras bastante simples de garantir a sua proteção. Em primeiro lugar, jamais compartilhe comprovantes com quem você não conhece ou em ambientes virtuais abertos, pois nunca se sabe quem poderá estar visualizando.
Seguidamente, faça uma revisão de dados antes de efetuar um compartilhamento, de modo a verificar se existe algo pessoal ali que pode ser utilizado para te prejudicar. Por último, mas não menos importante, certifique-se de usar apenas apps e sites oficiais e jamais clique em links suspeitos, isso ajuda a proteger a sua conta e o seu dispositivo!

-
Finanças13 horas atrás
Se uma pessoa solteira e sem filhos falece, para onde vai a herança?
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta digital: novo vírus Android invade celular e clona cartões
-
Política1 dia atrás
STF promove mudanças significativas em regras de herança e promoções públicas
-
Moedas16 horas atrás
Moeda mais valiosa do mundo não é o dólar: veja o ranking das mais fortes
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Deixar de bater ponto pode impactar o salário? Conheça regras e soluções
-
Finanças2 dias atrás
Quando o Pix Automático é a melhor opção de pagamento?
-
Criptomoedas1 dia atrás
Nem o Trump resistiu: criptomoedas já são a maior parte do dinheiro dele
-
Perfis1 dia atrás
Preta Gil: qual o valor do patrimônio e quem fica com a herança da artista?