Conecte-se conosco

Agronegócio

Erva-doce e anis: perceba a diferença na aparência e no gosto marcante de cada uma

Aprenda a diferenciar de uma vez por todas a erva-doce e o anis: muito semelhantes na aparência e de aplicação bem diferente na culinária.

Publicado

em

Muitas pessoas costumam confundir a erva-doce e o anis. As plantas são muito semelhantes, possuem caules longos e finos e folhas emplumadas.

Mas existem diferenças de sabor que impedem que sejam intercambiáveis na culinária. Na cozinha, podem ser utilizadas de maneira semelhante, mas não podem ser trocados um pelo o outro.

A erva-doce e o anis são ricos em fibras e possuem baixa quantidade de calorias, mas enquanto o anis é rico em cálcio e ferro, a erva-doce possui boa quantidade de potássio e vitaminas A e C.

Devido ao seu sabor marcante, algumas pessoas evitam pratos com esses ingredientes, sendo até mesmo possível fazer confusão e ficar difícil distingui-los para quem não tem todas as informações.

Mas, conhecendo todas as suas características, é possível diferenciar qual delas é responsável pelo sabor presente em cada prato.

Erva-doce

Com sabor doce e levemente anisado, a erva-doce é amplamente utilizada na culinária italiana. Originária da região do Mar Mediterrâneo, hoje essa erva é cultivada em várias partes do mundo.

Costuma ser utilizada em assados e grelhados, além de sopas, saladas e ensopados. Seu bulbo pode ser utilizado em saladas, cortado em fatias bem finas e as sementes da erva-doce podem ser utilizadas em especiarias, como na fabricação do pão de centeio.

Esse bulbo, somente a erva-doce possui. Ele tem aparência de uma cebola pequena ou uma raiz de aipo, com coloração branca ou verde bem claro.

Ambas as plantas são usadas tradicionalmente há séculos para tratar pequenos males. A erva-doce, por exemplo, possui propriedades digestivas, ajudando a aliviar inchaços e gases.

Anis

O anis é uma planta originária no leste do Mediterrâneo, Oriente Médio e oeste da Ásia. Com caules finos e mais rígidos, suas folhas são mais finas. Com propriedades antibacterianas, é frequentemente utilizado para tratar resfriados e tosses.

Muitos licores são produzidos à base de anis, como o absinto. Com sabor marcante de alcaçuz, é muito utilizado na panificação e fabricação de doces. Suas sementes podem ser utilizadas na fabricação de pães, bolos e doces. As duas plantas podem se assemelhar na aparência, mas tem usos na medicina e na culinária distintos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS