Agronegócio
Erva-doce irresistível: segredos para o sucesso em vaso e jardim!
É muito comum que as pessoas cultivem alguns tipos de folhas em casa para usar na culinária ou para fazer chá, isso acontece porque a grande maioria delas possui ótimas propriedades e benefícios para a saúde.
Muito comum e bastante conhecida, a erva-doce é uma folha muito usada no Brasil para fazer chá, entretanto, a aromatização, o uso culinário, o fácil cultivo e a atração de polinizadores, como, por exemplo, as abelhas, são alguns outros motivos para realizar o cultivo.
É importante lembrar que, apesar dos benefícios medicinais que a planta oferece, sempre é recomendável que as pessoas consultem um médico para prescrever o melhor tratamento e não façam a automedicação.
Propriedades Medicinais
A erva-doce é uma planta muito exaltada por suas diversas propriedades medicinais, conheça a seguir alguns dos alívios que ela proporciona para os seguintes incômodos:
- Inflamação
- Má digestão
- Azia
- Dores na barriga
- Cólica menstrual
- Dor de cabeça
- Gripe e resfriado
- Inchaço
Além disso, ela é muito consumida em forma de chá e em óleos essenciais também, que são conhecidos por reduzir as cólicas, usados para massagens relaxantes e durante o tratamento de gripes e resfriados.
Passo a passo do plantio
A primeira etapa é encontrar o lugar ideal para fazer o plantio. Ele deve receber algumas horas de sol todos os dias, durante algumas horas, por isso, tanto diretamente no solo, como no vaso, ela deve ser cultivada à meia-sombra.
Após escolher o vaso, é necessário escolher um bom substrato, é recomendável usar adubo orgânico uma semana antes da semeadura no solo que será usado. O mesmo passo deve ser feito no jardim, para garantir que o local esteja rico em nutrientes para receber as sementes.
Para aqueles que preferirem fazer o cultivo em um vaso, a principal diferença estará na escolha do recipiente que será usado, porque as raízes precisam de espaço para poderem crescer, assim, o recomendado é que o vaso tenha 30 centímetros de profundidade e diâmetro, com furos na base.
Com relação à escolha das sementes, as mais indicadas são as sementes específicas por apresentarem uma maior taxa de germinação. Elas devem ser regadas regularmente para manter o solo úmido, mas não encharcado.
É importante frisar que a rega serve para manter os nutrientes do solo e melhorar a absorção dos mesmos pela planta, porém, se feita em excesso, corre o risco das raízes apodrecerem, por isso, é necessário cautela.
Após feito o plantio, o tempo de espera até a colheita pode variar, mas ocorre em até 100 dias. É necessário respeitar esse prazo para garantir que ela fique doce na hora da colheita e não passe do ponto para poder ser transformada em um delicioso chá, óleo ou em doces.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp