Agronegócio
Erva-doce irresistível: segredos para o sucesso em vaso e jardim!
É muito comum que as pessoas cultivem alguns tipos de folhas em casa para usar na culinária ou para fazer chá, isso acontece porque a grande maioria delas possui ótimas propriedades e benefícios para a saúde.
Muito comum e bastante conhecida, a erva-doce é uma folha muito usada no Brasil para fazer chá, entretanto, a aromatização, o uso culinário, o fácil cultivo e a atração de polinizadores, como, por exemplo, as abelhas, são alguns outros motivos para realizar o cultivo.
É importante lembrar que, apesar dos benefícios medicinais que a planta oferece, sempre é recomendável que as pessoas consultem um médico para prescrever o melhor tratamento e não façam a automedicação.
Propriedades Medicinais
A erva-doce é uma planta muito exaltada por suas diversas propriedades medicinais, conheça a seguir alguns dos alívios que ela proporciona para os seguintes incômodos:
- Inflamação
- Má digestão
- Azia
- Dores na barriga
- Cólica menstrual
- Dor de cabeça
- Gripe e resfriado
- Inchaço
Além disso, ela é muito consumida em forma de chá e em óleos essenciais também, que são conhecidos por reduzir as cólicas, usados para massagens relaxantes e durante o tratamento de gripes e resfriados.
Passo a passo do plantio
A primeira etapa é encontrar o lugar ideal para fazer o plantio. Ele deve receber algumas horas de sol todos os dias, durante algumas horas, por isso, tanto diretamente no solo, como no vaso, ela deve ser cultivada à meia-sombra.
Após escolher o vaso, é necessário escolher um bom substrato, é recomendável usar adubo orgânico uma semana antes da semeadura no solo que será usado. O mesmo passo deve ser feito no jardim, para garantir que o local esteja rico em nutrientes para receber as sementes.
Para aqueles que preferirem fazer o cultivo em um vaso, a principal diferença estará na escolha do recipiente que será usado, porque as raízes precisam de espaço para poderem crescer, assim, o recomendado é que o vaso tenha 30 centímetros de profundidade e diâmetro, com furos na base.
Com relação à escolha das sementes, as mais indicadas são as sementes específicas por apresentarem uma maior taxa de germinação. Elas devem ser regadas regularmente para manter o solo úmido, mas não encharcado.
É importante frisar que a rega serve para manter os nutrientes do solo e melhorar a absorção dos mesmos pela planta, porém, se feita em excesso, corre o risco das raízes apodrecerem, por isso, é necessário cautela.
Após feito o plantio, o tempo de espera até a colheita pode variar, mas ocorre em até 100 dias. É necessário respeitar esse prazo para garantir que ela fique doce na hora da colheita e não passe do ponto para poder ser transformada em um delicioso chá, óleo ou em doces.

-
Tecnologia1 dia atrás
Saíram de moda: 6 apps que se tornaram obsoletos no Brasil
-
Tecnologia22 horas atrás
Nokia aposta na simplicidade e retorna ao mercado de celulares
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Entrevistas de emprego: 4 mentiras muito comuns mas que você deve evitar
-
Artigos2 dias atrás
3 dicas valiosas para criar um escritório produtivo e elegante em casa
-
Tecnologia14 horas atrás
É possível usar o Google Maps sem ter internet; veja como
-
Finanças1 dia atrás
Não consegue guardar dinheiro? Conheça 10 estratégias eficazes para poupar
-
Criptomoedas19 horas atrás
Quer investir em bitcoin? Veja como começar do jeito certo
-
Empresas10 horas atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?