Política
Escolas que negarem matrícula poderão ser punidas; entenda
Trata-se do Projeto de Lei 9133/17.
A Câmara dos Deputados deve votar em breve o projeto de lei que estabelece penalidades para escolas que recusarem a matrícula de alunos. A proposta, de autoria do deputado Helder Salomão (PT-ES), está na pauta do Plenário, que inicia suas sessões dia 11, a partir das 13h55.
O Projeto de Lei 9133/17 conta com parecer preliminar da relatora, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), que define que as penalidades serão regulamentadas pelo sistema de ensino correspondente. Entre as sanções previstas estão advertência, suspensão temporária de admissão de novos alunos e até mesmo a suspensão da autorização de funcionamento ou credenciamento da instituição de ensino.
Segundo Salomão, a proposta tem o objetivo de coibir a recusa de matrícula, especialmente no caso de alunos com deficiência. Inicialmente, o projeto previa apenas a suspensão do credenciamento das escolas privadas que negassem matrículas, mas o texto da relatora ampliou as possibilidades de punição.
Outras propostas em pauta
A agenda do Plenário também inclui a votação do Projeto de Lei 5688/23, apresentado pelos deputados Laura Carneiro (PSD-RJ) e Weliton Prado (Solidariedade-MG), que institui a Política Nacional de Enfrentamento à Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). O texto, que tem substitutivo da deputada Ana Paula Lima (PT-SC), define diretrizes para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A vacinação será a principal medida preventiva, enquanto o diagnóstico contará com exames como colposcopia, citologia e testes moleculares.
Outro projeto previsto para análise é o PL 6020/23, da deputada Alessandra Haber (MDB-PA), que considera violação de medida protetiva de afastamento a aproximação voluntária do agressor, mesmo com consentimento da vítima. Segundo o parecer da relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), essa regra valerá para casos em que o agressor se aproximar da residência, local de trabalho ou outros espaços definidos pela Justiça.
(Com Agência Câmara).

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Motorista de Uber faz 71 corridas em um dia e revela quanto ganhou
-
Tecnologia2 dias atrás
Poucos sabem que este objeto comum prejudica o sinal de Wi-Fi
-
Mundo2 dias atrás
Onde a gasolina é mais barata? Estudo revela os países com menor preço
-
Curiosidades2 dias atrás
Funcionários da Apple não gostavam de almoçar com Steve Jobs; saiba por quê
-
Agronegócio2 dias atrás
Lavanda, begônia e mais: conheça 5 flores que desabrocham o ano todo
-
Economia2 dias atrás
Idade mínima para aposentadoria subiu; calculadora pode facilitar planejamento
-
Perfis2 dias atrás
Fortuna do CEO da Nvidia dispara e supera o valor de mercado da Intel
-
Agronegócio1 dia atrás
Duas marcas de azeite são retiradas das prateleiras após descoberta de fraude