Conecte-se conosco

Empresas

Espanhola Naturgy vende unidade no Chile por US$ 3 bi à State Grid, da China

Espanhola Naturgy quer focar em energia renovável e redes elétricas em países com regulação e condições macroeconômicas estáveis.

Publicado

em

A espanhola Naturgy comunicou nesta sexta-feira que fechou acordo para venda de 96% de sua unidade no Chile, a Companhia General de Electricidad, para a State Grid International Development, da China, em transação de 2,57 bilhões de euros (3,04 bilhões de dólares).

As ações da empresa de energia elétrica dispararam 5,9% após o anúncio, e a Naturgy afirmou que espera ainda registrar um ganho de capital pré-taxas de aproximadamente 400 milhões de euros no negócio.

Seus resultados foram afetados pela pandemia de Covid-19 impactando a demanda por energia, o que pressionou os preços do gás, que já estavam baixos devido a um excesso de oferta. Apesar da alta de hoje, os papeis da empresa acumulam queda de cerca de 13% em 2020.

O desinvestimento na unidade chilena integra a meta de se tornar “uma companhia menos volátil, mais previsível, um pouco mais sem graça, se você quiser”, disse em teleconferência o presidente da companhia, Francisco Reynes.

“Não temos pressa para investir o que vamos gerar (em recurso)”, a despeito dos ganhos, acrescentou.

Os bancos espanhóis Santander e BBVA assessoraram a State Grid, enquanto a Naturgy contratou o Citi.

A Naturgy passou por uma reforma administrativa em 2018 com redução de custos e a saída de diversos países. Antes conhecida como Gás Natural, a empresa vem colocando seu foco em energia renovável e redes elétricas em países com regulação e condições macroeconômicas estáveis.

O negócio deve ser concluído até o final de fevereiro, e vem em um cenário onde que empresas da China, principal parceiro comercial do Chile, tem aumentando investimentos em indústrias chilenas dos mais diversos segmentos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS