Bancos
Espera mais um pouco! Pix Automático agora só em outubro de 2024
Banco Central anuncia que a novidade será disponibilizada somente nos últimos meses de 2024.
No último dia 04/10 (quarta-feira), o Banco Central revelou que o lançamento do Pix Automático, uma das novidades mais aguardadas em todo o Brasil, será, infelizmente, adiado. A tecnologia seria disponibilizada no mês de abril de 2024, mas agora isso acontecerá somente em outubro do mesmo ano.
Assim, o calendário definitivo foi apresentado na 20ª reunião plenária do Fórum Pix, que ocorreu na data de 03/10 (terça-feira). Segundo a autarquia, a novidade visa viabilizar repasses e transferências de maneira automática, uma vez que o pagador tenha autorizado previamente.
Apesar do adiamento ter causado algumas reações negativas no país, a instituição se justifica alegando que tal medida foi necessária devido à complexidade do produto e dos trâmites que envolvem o lançamento de algo de tamanha importância e magnitude.
Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, afirmou:
“Para que o produto atenda às necessidades da sociedade, estamos desenhando um produto bastante flexível, de forma a atender empresas de todos os setores e portes, negócios físicos ou digitais, com múltiplas jornadas de ativação por parte dos pagadores, conforme a necessidade da empresa.”
Debateu-se no Fórum várias questões sobre a segurança da plataforma e até mesmo da possibilidade de organizações financeiras possuírem um canal de denúncias exclusivo para o caso de fraudes envolvendo o uso da ferramenta.
Afinal, o que é o Pix Automático?
De acordo com a explicação do Banco Central, essa evolução do Pix convencional poderá ser útil para a realização de pagamentos recorrentes, ou seja, com periodicidade definida na rotina do cliente.
Um bom exemplo disto seriam mensalidades de academia, colégio ou demais instituições que exijam repasses mensais.
Dessa forma, basta que o usuário conceda uma autorização antecipada, para que os montantes estipulados por ele sejam debitados de maneira automática de sua conta, sem que seja necessário que a pessoa autorize ou autentifique as transações no ato. Vejamos, então, o que poderá ser quitado com essa novidade:
- faturas de serviços públicos, como água, luz e telefone;
- assinaturas de serviços de internet, streaming e portais de notícias;
- mensalidades de escolas, condomínios, planos de saúde, consórcios, entre outros.
Por fim, depois que o Pix Automático estiver devidamente disponibilizado, a autarquia responsável por ele pretende dar segmento a uma agenda de estudos e aperfeiçoamentos do sistema, que futuramente pode incluir cada vez mais recursos e ferramentas para facilitar a vida dos brasileiros.

-
Tecnologia1 dia atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo2 dias atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Investimentos2 dias atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Finanças1 dia atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe