Conecte-se conosco

Agronegócio

Essa é a mistura do Brasil com Egito? Conheça a bela Estrela-do-Egito!

Saiba quais as principais características dessa espécie exótica, mas que ganhou o Brasil, e confira algumas dicas de como cultivar.

Publicado

em

Pentas lanceolata, conhecida popularmente como estrela-do-Egito ou cacho-de-estrelas, é um arbusto perene que apresenta folhagem e florescimento muito ornamentais. As flores, como o próprio nome já nos faz supor, apresentam forma de estrelas e uma ampla variedade de cores e combinações que variam entre o rosa, o vermelho, o branco e o lilás.

Além disso, a espécie pode ser plantada em vasos, jardineiras, ou em maciços e bordaduras, e costuma atrair muitos beija-flores e borboletas.

Cultivo

Clima

Se adapta bem aos climas Tropical, Subtropical e Equatorial. Tolera o frio, porém, é mais indicada para regiões de clima subtropical de inverno não muito frio ou sem geadas.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por estacas de ponteiros, que devem ser retiradas no final da primavera.

Luminosidade

A planta deve ser cultivada com boas condições de luminosidade, a pleno sol ou meia sombra.

Substrato

O substrato ideal para o cultivo da estrela-do-Egito é solo fértil, drenável e rico em matéria orgânica.

Regas

As regas devem ser regulares, havendo necessidade que sejam feitas sempre que o solo estiver seco. No outono-inverno, pode-se reduzir as regas.

Adubação

A planta requer adubações periódicas. Por isso, o recomendável é utilizar fertilizante mineral NPK 04-14-08 mensalmente durante a primavera-verão. Molhar o solo antes e depois da aplicação impede a queima de raiz e dissolve o fertilizante, liberando os nutrientes.

Podas

É importante fazer podas de limpeza removendo flores secas após a florada. Caso se tornem plantas demasiadamente altas, uma poda deverá ser feita no final do inverno. Isso vai contribuir para que sua plantinha cresça bonita e vigorosa. Apesar de perene, após 2 anos, a estrela-do-Egito perde o vigor inicial, sendo necessário o replantio.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS