Conecte-se conosco

Agronegócio

Essa não tem perigo! Aprenda a cultivar a planta jiboia em casa

Saiba como cultivar essa folhagem exuberante que pode ser usada em vários ambientes e aproveite para deixar o ambiente mais charmoso!

Publicado

em

A jiboia é uma trepadeira com folhas grandes em forma de coração. As folhas da planta possuem, inclusive, manchas amarelas, o que reforça o aspecto exótico da planta.  Trata-se de uma folhagem multiuso, muito bela e versátil, afinal, pode ser cultivada tanto em ambientes internos, como externos.

Se plantada diretamente no solo, em locais com maior incidência de sol direto, a jiboia transforma-se em uma excelente cerca viva, com folhas de mais de um metro de largura e galhos que cobrem até 18 metros de distância. Dentro de casa, em vasos no chão ou pendentes, ela fica comportada e nem parece a mesma planta, já que sua folhagem não passa dos 15 cm.

Essa capacidade de se adaptar ao meio a torna uma das espécies preferidas para a ornamentação de ambientes, principalmente os internos, já que a planta também cresce vigorosa até mesmo sob o ar condicionado. Trepadeira tropical de fácil manutenção, a jiboia gosta de água e calor. E se você se interessou pelas características da planta e pretende cultiva-la em casa, fique atento às principais dicas para obter sucesso no cultivo da espécie.

Reprodução: shutterstock

Dicas de cultivo

Propagação

A propagação pode ser feita retirando caules da própria planta. Assim, quando for fazer a retirada, opte por galhos que possuem pequenas raízes. As mudas já desenvolvidas também podem ser facilmente adquiridas em viveiros ou floriculturas e preços acessíveis. Desse modo, escolha as mais bonitas e saudáveis para transplantação.

Substrato

O solo deve ser rico em matéria orgânica: adicione composto ou húmus de minhoca, revolvendo bem a terra para misturar. Caso faça o plantio em vasos, escolha um com orifícios de drenagem e coloque no fundo uma camada de pedriscos.

Regas

Por ser uma espécie resistente, a jiboia suporta com dignidade períodos de falta de água. Assim, regue-a duas vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e diminuindo no inverno.

Luminosidade

O cultivo pode se dar em ambientes internos e externos, sob incidência de luz direta, à meia-sombra ou na sombra.

Podas

A manutenção deve ser feita na primavera, retirando-se as folhas amareladas e podando os galhos mal formados.

Adubação

Faça adubações periódicas adicionando à terra matéria orgânica, para manter sua plantinha sempre bela e vigorosa.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS