Curiosidades
Estes objetos NÃO podem ir ao micro-ondas por riscos de doenças
Alguns objetos são proibidos de ir ao micro-ondas devido às substâncias que podem ser geradas em contato com o calor do eletrodoméstico.
Alguns objetos não podem ir ao micro-ondas por seus motivos, mas há quem não saiba que o uso de alguns objetos nesse eletrodoméstico não é permitido.
O micro-ondas se tornou um item indispensável para muita gente. Além de consumir pouca energia elétrica, ele permite que alimentos sejam aquecidos de forma rápida, sem a necessidade do uso de gás para tal feito. Assim, há a orientação de que alguns alimentos e objetos não podem ser levados ao micro-ondas, mas pode acontecer de esquecer quais são eles. Alguns, inclusive, não podem ser utilizados de jeito nenhum.
Alguns tipos de plásticos e o efeito no micro-ondas
Antes de mais nada, é necessário evitar o uso de qualquer tipo de plástico que libere as substâncias bifenol A (BPA), ftalatos e dioxinia. Essas substâncias, quando aquecidas, podem estimular alguns dos hormônios humanos, como no caso do BPA, que prejudica a tireoide e pode prejudicar o desenvolvimento de fetos.
A dioxina também pode causar prejuízos ao sistema imunológico e reprodutivo. Se você já ouviu que o micro-ondas pode causar câncer é devido a este fato: os ftalatos podem ser responsáveis por causar alguns cânceres. Em contrapartida, existem os plásticos que não possuem essas substâncias e estão liberados para uso nesse eletrodoméstico.
Não utilize papel-filme
Este é um material que não pode ir ao micro-ondas: PVC ou plástico-filme. Isso porque ele tem uma substância que pode ser prejudicial ao organismo. Quando o vapor aquece a comida que está grudada ao plástico, essa substância pode cair no alimento e infectá-lo. Em casos como este, será melhor utilizar uma tampa.
Alumínio
Esta pode ser uma novidade para muita gente! A intoxicação causada pelo alumínio é baseada por vários estudos que tem se renovado cada vez mais entre os cientistas. Inclusive, uma dessas pesquisas aponta que o material pode estar atrelado ao intestino preso (constipação intestinal), hiperatividade na infância, anorexia, danos ao tecido cerebral, náuseas, entre outros efeitos. Além de todos esses riscos, o uso do alumínio no micro-ondas pode causar incêndio.
Isopor
Este material também é proibido de ir ao micro-ondas por não poder ser aquecido, pois o isopor tem em sua composição o poliestireno que, ao entrar em contato com o calor, pode liberar o estireno. Assim, o isopor se transforma em hipóxido, causando até mesmo diversos tipos de câncer com o tempo.
O que, então, pode ir ao micro-ondas?
Existem diversos itens que podem ir ao micro-ondas sem perigo. Os objetos de cerâmica e vidro não liberam nenhuma substância tóxica e estão liberados para uso no eletrodoméstico!

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos24 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção