Conecte-se conosco

Política

Estes são os seis ministros já escolhidos por Lula para seu próximo mandato

Os próximos nomes devem sair na próxima semana, porém, Lula já adiantou seis nomes importantes para seus ministérios.

Publicado

em

Prestes a assumir a presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva começou a confirmar os nomes que vão ocupar ministérios no próximo governo. Até o momento, o novo presidente já indicou seis ministros.

O restante dos nomes seria anunciado por Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, a partir de terça-feira, 13. Contudo, o anúncio foi interrompido por conta dos trâmites da PEC da Transição.

Como a Câmara só votará a proposta na próxima semana, o presidente eleito preferiu adiar a divulgação da lista para não desagradar alguns partidos e prejudicar a aprovação da proposta.

Ministros anunciados

Entre os nomes escolhidos está Rui Costa, que é economista e atual governador da Bahia. Ele assume a Casa Civil que, de acordo com Lula, precisa de um perfil mais técnico como o do novo ministro.

Também foi confirmada Magareth Menezes, cantora baiana que fez parte da equipe de transição do novo governo. Ela foi indicada para o Ministério da Cultura e não possui filiação partidária.

José Múcio assume o Ministério da Defesa. Ele tem formação em Engenharia Civil e já foi deputado federal por cinco mandatos, além de ter ocupado o cargo de ministro das Relações Institucionais e de ministro do Tribunal de Contas da União. Múcio também está presente na equipe de transição.

O comando do Ministério da Fazenda fica com Fernando Haddad, que é formado em Direito e é mestre em Economia. Em sua bagagem estão os cargos de ministro da Educação e prefeito de São Paulo.

Haddad já concorreu às eleições presidenciais em 2018, e é uma aposta do PT para as próximas eleições. Por isso, recebeu um cargo tão importante e cobiçado.

Outra confirmação é Flávio Dino, também formado em Direito e que já trabalhou como juiz federal, governador e senador do Maranhão. Dino é mais um integrante do time de transição do governo Lula.

Por fim, o Ministério das Relações Exteriores fica com Mauro Vieira, que possui mais de 40 anos de carreira no Itamaraty. Ele já foi embaixador do Brasil em Montevidéu, Cidade do México e Paris, e hoje comanda a embaixada em Zagreb, na Croácia.

A maior parte das confirmações para os ministérios aconteceu no dia 9 de dezembro, com exceção da ministra da Cultura, que foi anunciada no dia 13 de dezembro. Os demais nomes devem sair após a votação da PEC que libera R$ 145 bilhões fora do teto de gastos, com a qual Lula conta para manter o Auxílio Brasil em R$ 600 mensais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS