Conecte-se conosco

Finanças

Estratégias financeiras: Aproveite seu 13º antecipado do INSS com inteligência!

Você é um dos beneficiários do 13° antecipado do INSS? Então confira como usar esse valor de forma inteligente e saudável para as finanças:

Publicado

em

O que fazer com a antecipação do 13° salário?

Se você é aposentado ou pensionista, a notícia é ótima! O INSS está adiantando o pagamento do 13º salário para essas duas categorias e outros beneficiários.

Ao invés de aguardar entre os meses de agosto e novembro, quem se enquadra nessas classes já estão recebendo o valor em duas parcelas, uma em maio e outra em junho.

Com a entrada de um dinheiro extra em suas contas, é comum que muitas pessoas se sintam tentadas a gastá-lo em despesas supérfluas, o que pode impactar negativamente suas finanças pessoais.

Porém, é importante lembrar que esse valor é uma antecipação, portanto, você não receberá novamente no fim do ano.

É de suma importância usar esse valor para dar um alívio nas suas contas. Inclusive, essa é a orientação do especialista Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios.

O especialista aconselha os aposentados e pensionistas a exercerem cautela ao receberem o 13º salário antecipado, evitando gastos impulsivos.

O que fazer com a antecipação do 13° salário?

Foto: Pontotel/Reprodução

O que fazer com o 13° antecipado?

Segundo Fernando Lamounier, é aconselhável utilizar o dinheiro para quitar dívidas. Se o valor não for suficiente para liquidar todas as dívidas, é importante priorizar o pagamento das que possuem juros mais elevados, buscando assim minimizá-las.

Caso o aposentado ou pensionista já esteja livre de dívidas, o dinheiro da antecipação pode ser direcionado para a criação de uma reserva de emergência ou para realizar um sonho.

Fernando sugere que, nesse caso, iniciar a constituição da reserva de emergência seria uma ótima opção, pois proporcionará tranquilidade no futuro.

Ou seja, priorize sempre suas contas, para não haver maiores problemas futuramente. Por mais que seja difícil, foque nas dívidas, assim você poderá ter um fôlego ainda maior diante de suas finanças.

Agora, se você não tem contas para se preocupar, invista em guardar o valor. Como apresenta o especialista, isso te dará uma tranquilidade maior no futuro e você tem uma reserva de onde tirar o dinheiro.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS