Conecte-se conosco

Economia

EUA e Vietnã criam “Consórcio de Carne Suína” em acordo de US$ 500 mi

Aliança Comercial do Vietnã comprará carne suína resfriada e produtos derivados para processamento e distribuição no mercado vietnamita.

Publicado

em

A Aliança Comercial do Vietnã, grupo formado por compradores e produtores do país, fechou nesta quarta-feira um acordo para comprar até 500 milhões de dólares em carne suína dos Estados Unidos em três anos, informou a embaixada norte-americana em Hanói.

O “Consórcio EUA-Vietnã de Carne Suína”, um memorando de entendimento, foi assinado com a Smithfield Foods e outros produtores da proteína dos EUA durante o evento Indo-Pacific Business Forum, que aconteceu virtualmente.

No Vietnã, país do Sudeste Asiático com 96 milhões de habitantes onde a maior parte dos porcos criados em fazendas é consumida domesticamente, a carne suína responde por três quartos do consumo total de carnes.

O país está reconstruindo seu rebanho após um surto de peste suína africana iniciado em fevereiro de 2019 que levou ao abate de milhões de animais, que representavam 20% da criação local. Em maio, o Vietnã adquiriu 20 mil fêmeas de porcos da Tailândia.

Segundo o comunicado, os EUA venderão carne suína resfriada e produtos derivados para processamento e distribuição no mercado vietnamita para a Aliança Comercial do Vietnã.

As importações de carne suína dos EUA pelo Vietnã cresceram para 35 milhões de dólares de janeiro a agosto de 2020, contra 4 milhões de dólares em 2015, de acordo com o comunicado.

“Essa atividade de exportação ajudará a aumentar as exportações totais de produtos agrícolas dos EUA para o Vietnã e a abordar o desequilíbrio comercial EUA-Vietnã, além de apoiar diretamente agricultores, pecuaristas e empresas de processamento norte-americanas”, explicou a embaixada.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS