Conecte-se conosco

Mundo

Euro Digital vai ter modelo offline

Informações do BCE.

Publicado

em

O Banco Central Europeu (BCE) está desenvolvendo um sistema para o Euro Digital que visa reforçar a privacidade, superando os processos atuais sem comprometer a proteção contra fraudes. O projeto piloto do Euro Digital foi iniciado em 2021 e tem como meta lançar a moeda em operação até 2025.

De acordo com agências europeias, o BCE, responsável pelo desenvolvimento da moeda digital estável da União Europeia, conhecida como “stablecoin”, publicou o primeiro relatório de progresso da fase preparatória do Euro Digital.

O objetivo é garantir um modelo offline para pagamentos em lojas e entre indivíduos, onde os dados pessoais das transações serão conhecidos apenas pelos próprios usuários, sem serem compartilhados com prestadores de serviços, o Eurosystem ou quaisquer intermediários de serviços de suporte.

“O Eurosystem utilizará tecnologias de ponta, como pseudonimização, hash e criptografia de dados, para assegurar que transações em Euro Digital não possam ser diretamente vinculadas a um usuário específico”, afirmou o BCE. Os detalhes técnicos estão acordados, embora a legislação ainda esteja em desenvolvimento, com a proteção contra fraudes sendo uma prioridade.

Euro digital

A funcionalidade offline permitirá que os usuários, mesmo sem conexão à internet, realizem pagamentos em caixas eletrônicos e transfiram dinheiro entre dispositivos móveis ou para cartões de pagamento, sem a necessidade de intermediários. O BCE está em consulta com autoridades de proteção de dados para garantir o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e outras regulamentações da União Europeia.

A implementação efetiva do Euro Digital offline em dispositivos móveis dependerá dos requisitos dos fabricantes e provedores de serviços de comunicações eletrônicas na regulação do Euro Digital, conforme explicado pelo BCE. Um grupo de trabalho concluiu a revisão inicial das regras e procedimentos para padronizar os pagamentos digitais na zona do euro e planeja publicar uma versão atualizada até o final de 2024. Também estão em andamento concursos para acordos com fornecedores externos de componentes e serviços para a moeda digital europeia.

(Com Agências Internacionais).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS