Economia
Evite cair em golpes muito comuns nesta época de compras de Natal
Tudo o que mais queremos evitar nessa época de festas e muitas compras é cair em golpes que nos trarão um enorme prejuízo, então, cuidado!
O final do ano está logo aí, e, junto a ele, o Natal, um dos feriados mais esperados por todos. É época de fazer compras e presentear aqueles que amamos. Também é o momento especial em que podemos nos presentear sem culpa, afinal, é Natal!
Porém, com o alto fluxo das compras, surgem pessoas de má-fé, e o que menos queremos é cair num golpe enquanto fazemos as compras natalinas, que pode resultar em diversos problemas financeiros.
Portanto, saiba como evitar cair em golpes preparados especialmente para essa época do ano, pois é sempre bom estar prevenido.
Aproveitando o alto volume de compras e a pressa cada vez maior de finalizar as transações, os golpistas ficam à espreita. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pede que os consumidores fiquem mais atentos a fim de evitar ter seus dados roubados.
O principal alerta vem do diretor do Comitê de Prevenção de Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, que afirma que existem diversos artifícios utilizados por essas pessoas mal-intencionadas para conseguir os dados dos consumidores.
“Os artifícios são inúmeros, como mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular ou que o cartão ultrapassou o limite, ou ainda a necessidade da atualização de token. Com informações pessoais dos clientes em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de segurança e desbloqueiam novos cartões“, explica Volpini.
Além disso, é necessário se atentar. Promoções, páginas e lojas falsas aparecem em redes sociais, e apesar dessa prática ser comum durante todo o ano, ela se intensifica ainda mais no período de compras natalinas.
Fique atento!
Cuidado com promoções com o preço muito inferior ao comum e também não clique em links aleatórios. Procure o nome da loja desejada em seu navegador todas as vezes, pois isso garante que você está de fato acessando a loja correta.
Promoções as quais se deve pagar imediatamente, a fim de “não perder” o produto ou o valor mais baixo, são suspeitas.
Caso receba promoções por e-mail, é importante saber que empresas privadas não utilizam e-mails terminados em “@hotmail.com” e “@gmail.com”. Já órgãos públicos devem ter seus e-mails terminados em “@org.br” ou “@gov.br”.
Opte sempre por utilizar a versão virtual do cartão de crédito ao fazer compras on-line. O cartão virtual foi criado justamente para que o roubo de dados seja dificultado.
Já falando de compras em lojas físicas, também é necessário se atentar. Confira sempre o valor que aparece no visor da máquina antes de digitar sua senha.
Por fim, não entregue seu cartão ao atendente, coloque você mesmo na maquininha. Sempre verifique o nome do cartão, pois, na pressa e na correria, podem tentar trocar seu cartão e você só perceber tarde demais.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp