Conecte-se conosco

Finanças

Existe um benefício no seu PIS/Pasep te esperando

Para isso, é preciso saber como conferir se há a disponibilidade e solicitar o seu dinheiro.

Publicado

em

Abono Salarial

O PIS/Pasep é um programa que oferece um abono salarial anualmente para trabalhadores de carteira assinada do setor privado e servidores públicos que atendam aos requisitos estabelecidos.

Embora seja um dos benefícios mais populares pelos trabalhadores brasileiros, não são todos que conhecem os critérios para se obter esse direito.

Como obter o abono salarial do PIS/Pasep?

Para ter direito ao benefício em 2024, é necessário:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;

  • Ter recebido até dois salários-mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o programa;

  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base de 2022;

  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

Cabe enfatizar que empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica não têm direito ao abono salarial.

Abono salarial do PIS/Pasep paga um salário-mínimo aos trabalhadores – Imagem: reprodução

Os valores do PIS/Pasep são escalonados de acordo com o tempo de serviço do trabalhador no ano-base, sendo que somente quem trabalhou os 12 meses receberá a quantia integral. O valor do abono em 2024 varia de R$ 118 a R$ 1.412.

Para consultar se você tem direito ao benefício, os trabalhadores podem acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e seguir os passos para verificar se estão habilitados para receber o dinheiro.

A liberação do abono salarial acontece até o dia 27 de dezembro de 2024, sendo que aqueles que não resgatarem a quantia até essa data terão de esperar até o próximo ano para receber novamente.

Por isso, é fundamental que os trabalhadores elegíveis ao PIS/Pasep 2024 façam a consulta e o resgate do abono salarial no prazo estabelecido para garantir que recebam o benefício ao qual têm direito.

Fique atento às datas e aos requisitos para não perder essa oportunidade de receber um valor extra no final do ano.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS