Conecte-se conosco

Agronegócio

Exportação de melão cresce quase 1000% no país

Ao todo, 28 mil toneladas foram enviadas ao mercado internacional em setembro

Publicado

em

O Rio Grande do Norte se tornou um dos maiores exportadores de melão. Somente em setembro, as negociações da safra 2021/2022 registraram crescimento de 951% em volume e de 1.127% em receita.

A alta na demanda internacional, depois do encerramento da safra espanhola, justifica esse crescimento. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ao todo, 28 mil toneladas foram enviadas ao mercado internacional no referido mês, o que gerou uma receita de 19,5 milhões de dólares na economia brasileira.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), este número poderia ser ainda maior, visto que a alta nos preços do frete marítimo e da embalagem de papelão interferiram nos ganhos dos exportadores. “Esses aumentos no volume e na receita são comuns para o período, devido ao fim da safra espanhola, a principal praça exportadora da fruta à Europa, que, por sua vez, é o maior destino do melão brasileiro. A taxa de câmbio também favoreceu a receita, visto que, com o dólar forte, eleva o retorno em reais. Apesar deste aumento frente a agosto, as exportações de setembro, em termos de volume, ficaram 16% abaixo das de setembro de 2020, ainda segundo a Secex, o que pode ser resultado das dificuldades nas negociações com importadores neste ano, diante dos elevados custos de produção, de embalagem e do frete marítimo”, explica em nota.

O principal destino das exportações é a Europa.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS