Agronegócio
Exportação de melão cresce quase 1000% no país
Ao todo, 28 mil toneladas foram enviadas ao mercado internacional em setembro
O Rio Grande do Norte se tornou um dos maiores exportadores de melão. Somente em setembro, as negociações da safra 2021/2022 registraram crescimento de 951% em volume e de 1.127% em receita.
A alta na demanda internacional, depois do encerramento da safra espanhola, justifica esse crescimento. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ao todo, 28 mil toneladas foram enviadas ao mercado internacional no referido mês, o que gerou uma receita de 19,5 milhões de dólares na economia brasileira.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), este número poderia ser ainda maior, visto que a alta nos preços do frete marítimo e da embalagem de papelão interferiram nos ganhos dos exportadores. “Esses aumentos no volume e na receita são comuns para o período, devido ao fim da safra espanhola, a principal praça exportadora da fruta à Europa, que, por sua vez, é o maior destino do melão brasileiro. A taxa de câmbio também favoreceu a receita, visto que, com o dólar forte, eleva o retorno em reais. Apesar deste aumento frente a agosto, as exportações de setembro, em termos de volume, ficaram 16% abaixo das de setembro de 2020, ainda segundo a Secex, o que pode ser resultado das dificuldades nas negociações com importadores neste ano, diante dos elevados custos de produção, de embalagem e do frete marítimo”, explica em nota.
O principal destino das exportações é a Europa.

-
Tecnologia2 dias atrás
Saíram de moda: 6 apps que se tornaram obsoletos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Nokia aposta na simplicidade e retorna ao mercado de celulares
-
Tecnologia22 horas atrás
É possível usar o Google Maps sem ter internet; veja como
-
Finanças2 dias atrás
Não consegue guardar dinheiro? Conheça 10 estratégias eficazes para poupar
-
Empresas18 horas atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Criptomoedas1 dia atrás
Quer investir em bitcoin? Veja como começar do jeito certo
-
Empresas4 horas atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn