Conecte-se conosco

Agronegócio

Exportações brasileiras de soja devem registrar alta de 2,58 milhões de toneladas em dezembro

Se confirmada a previsão, os embarques do Brasil no final do ano atingirão o recorde de 86,75 milhões de toneladas

Publicado

em

A agência marítima Cargonave prevê, com base em dados de programação de embarques de navios, que as exportações brasileiras de soja em dezembro deverão aumentar para 2,58 milhões de toneladas, um aumento de 360 mil toneladas em relação a novembro.

Divulgado na noite de segunda-feira, o “line-up” também apontou que em dezembro do ano passado, o país estava com baixo estoque comparado as exportações em dezembro de 2021, que tiveram aumento de 2,4 milhões de toneladas.

Se confirmada a previsão de dezembro, os embarques do Brasil no final do ano atingirão o recorde de 86,75 milhões de toneladas, ante 82,3 milhões de toneladas em 2020.

Com o primeiro semestre marcado por uma safra de soja com recorde de colheita e com as expectativas da safra 2021/22 serem abundantes, as exportações foram de grande volume. Além disso, o estado do Mato Grosso deve realizar a colheita no final deste mês com plantio antecipado.

Apesar da redução dos estoques devido à quebra de safra de 2021, os embarques de milho em dezembro também devem aumentar em relação ao mês anterior.

Com base na programação de embarques, as exportações de grãos são estimadas em 3,47 milhões de toneladas, ante 2,7 milhões de toneladas em novembro. Em dezembro passado, foram registrados 3,8 milhões de toneladas.

O volume anual embarcado deve ser de 20,7 milhões de toneladas, ante 33,4 milhões de toneladas em 2020. Já as exportações de farelo de soja estão estimadas em 1,66 milhão de toneladas, ante 1,2 milhão de toneladas em novembro e 1,11 toneladas em dezembro do ano passado.

No acumulado, a programação de embarque de farelo mostra que até 2020, ficará quase estável, em 16,9 milhões de toneladas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS