Agronegócio
Exportações de frango sobem quase 20% em janeiro
Demanda por produto nacional e alta dos insumos fizeram com que preço da proteína aumentasse no mercado internacional
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostra que as exportações brasileiras de carne de frango somaram 349,1 mil toneladas. O volume representa uma alta de 19,7% na comparação com os embarques realizados no mesmo período do ano passado. Em 2021, foram 291,6 mil toneladas.
Em receita, o Brasil conseguiu, no primeiro mês deste, US$ 616,9 milhões, alta de 42% contra janeiro de 2021, com US$ 434,4 milhões.
A China segue como maior importadora da proteína animal do Brasil. Os embarques para o País asiático cresceram 4,6% no período, com 48,3 mil toneladas embarcadas em janeiro. Os Emirados Árabes assumir o posto de segundo principal importador, com 42,8 mil toneladas, número 96,6% maior do que o registrado no primeiro mês de 2021. União Europeia, Filipinas, Coreia do Sul e Rússia também tiveram destaque nas negociações com o Brasil.
Segundo o presidente da ABPA, Ricardo Santin, o mercado internacional de produtos avícolas tem enfrentado a alta dos custos dos insumos, o que reflete na alta de preços. “A elevação dos preços da proteína é um fenômeno global. O preço médio das exportações brasileiras neste mês foi 18,6% superior, o que ajudou a diminuir a forte pressão gerada pelos custos do milho e da soja, além de outros insumos que encareceram no mercado brasileiro. O ponto positivo é que, mesmo diante do preço mais caro, a carne de frango brasileira segue fortemente demandada graças a atributos como a qualidade dos produtos e o fato do Brasil ser o único grande exportador livre de Influenza Aviária”, afirma.
De acordo com o diretor de Mercados da ABPA, Luís Rua, a questão sanitária também está ditando o comportamento do mercado internacional para o Brasil. “Países da Europa, Ásia e África vem enfrentando focos da enfermidade e há uma situação crítica instalada, em especial, em nações da União Europeia. Neste quadro, o fato de nunca termos registrado Influenza Aviária no país tem sido um diferencial competitivo, reforçando a posição brasileira como porto seguro para a demanda mundial de carne de frango”, avalia.

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