Empresas
FAA suspende proibição de voos do 737 MAX da Boeing
Dois acidentes do 737 MAX na Indonésia e na Etiópia mataram 346 pessoas e resultaram na suspensão do modelo.
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira que a Boeing retome os voos de seu jato 737 MAX após quase dois anos de análises, iniciadas depois de dois acidentes fatais com o modelo.
Nesta manhã, o chefe da FAA, Steve Dickson, assinou uma ordem suspendendo a proibição de voos, e a agência publicou uma diretriz de aeronavegabilidade detalhando as alterações necessárias.
Ocorridos em um intervalo de cinco meses em 2018 e 2019, os acidentes do 737 MAX na Indonésia e na Etiópia mataram 346 pessoas e geraram uma enxurrada de investigações, desgastaram a liderança dos EUA na aviação global e custaram por volta de 20 bilhões de dólares à Boeing.
A exigência da FAA é que seja realizado um novo treinamento de pilotos e atualizações de software para lidar com um sistema de prevenção do estol chamado MCAS, que nas duas ocasiões repetidamente direcionou o nariz do jato para baixo enquanto os pilotos tentavam recuperar seu controle.
Nesse meio tempo, a Boeing está procurando por novos compradores para muitos de seus 737 MAX, após os originais terem cancelados seus pedidos. Além disso, a demanda também foi afetada pela pandemia de Covid-19.
Apesar de tudo isso, a volta das entregas do 737 MAX abrirá uma fonte essencial de receita para a Boeing e centenas de fornecedores de peças cujas finanças foram prejudicadas por cortes de produção ligados à suspensão da aeronave.
A American Airlines quer realizar o primeiro voo comercial do MAX em 29 de dezembro. Já a Southwest Airlines, maior operadora global de MAX, não prevê retomar as operações com a aeronave até o segundo trimestre do próximo ano.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas24 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia21 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto