Empresas
Fábrica da Petrobras readmite 214 funcionários no PR
Araucária Nitrogenados S.A.
A fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), subsidiária da Petrobras (PETR3; PETR4), reintegrou 214 ex-funcionários dia 5. Eles haviam sido dispensados em 2020, quando a unidade interrompeu suas atividades temporariamente.
Os trabalhadores foram readmitidos após um acordo proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que foi homologado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no mês passado.
Esses profissionais são especializados nas operações da planta industrial e foram contratados pela Ansa, sem vínculo empregatício direto com a Petrobras, conforme comunicado divulgado pela empresa estatal.
Prevê-se que a fábrica retome suas operações no segundo semestre de 2025. Segundo a Petrobras, o investimento na produção de fertilizantes foi reintegrado ao seu portfólio, conforme o Plano Estratégico 2024 – 2028+.
William França, diretor de processos industriais e produtos da Petrobras, destacou que os antigos funcionários agora reintegrados já possuem “capacitação e conhecimento necessários” para a retomada das operações da fábrica.
Petrobras (PETR3; PETR4)
O ex-presidente da Petrobras, Jean Paul-Prates, anunciou meses atrás que a estatal está empenhada em recuperar todas as unidades de fertilizantes no Brasil. A declaração ocorreu após a empresa informar na noite anterior sobre a retomada das operações da fábrica Araucária Nitrogenados (Ansa), localizada no Paraná, que estava em hibernação desde 2020.
A decisão de reativar a Ansa foi tomada em reunião da diretoria executiva da Petrobras na quarta-feira. A fábrica tem capacidade para produzir 720 mil toneladas por ano de ureia e 475 mil toneladas por ano de amônia, insumos essenciais para a fabricação de fertilizantes utilizados na agricultura.
Para que a Ansa volte a operar, a Petrobras precisava negociar com os antigos funcionários, em conjunto com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), para estabelecer os termos de contratação e realizará licitações para aquisição de materiais e serviços. Ainda falta definir os detalhes desses procedimentos, destacou a empresa.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025