Conecte-se conosco

Agronegócio

Falta de armazéns no Mato Grosso prejudica estoque de grãos

Atualmente, Estado tem capacidade para armazenar pouco mais da metade de sua produção

Publicado

em

A falta de armazéns no Estado do Mato Grosso está prejudicando o estoque de grãos dos produtores rurais. Sem os depósitos, eles têm que buscar outros alternativas, como a utilização de estoques de terceiros ou a construção de silos e galpões, o que acaba gerando aumento de custos. Algumas vezes, é necessário recorrer à linhas de crédito para resolver o problema.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Plano Safra, é o responsável por liberar o valor para essas obras. E segundo a instituição, cerca de R$ 1 bilhão foram liberados para a construção e reforma de armazéns dentro do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), mas o caixa já está esgotado. No Plano Safra 2021/22, o valor esgotou-se em pouco mais de um mês. pequenos e médios produtores rurais foram os responsáveis por cerca de 90% das operações do programa.

Para a safra atual, Mato Grosso deve produzir quase 70 milhões de toneladas de soja e milho. Mas o Estado tem, hoje, capacidade para guardar 38 milhões de toneladas de grãos ou silo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS