Conecte-se conosco

Economia

FAO vê alta de 5% no índice de preços globais de alimentos sobre 2019

Índice de preços da FAO teve média de 97,9 pontos no mês passado.

Publicado

em

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) informou nesta quinta-feira que os preços globais dos alimentos tiveram alta pelo quarto mês seguido em setembro, impulsionados por avanços significativos nos valores dos cereais e óleos vegetais.

O índice de preços da FAO, que mede variações mensais em uma cesta de cereais, oleaginosas, laticínios, carne e açúcar, teve média de 97,9 pontos no último mês, contra 95,9 pontos em agosto em número revisado. Antes da revisão, o índice em agosto era de 96,1 pontos.

As safras de cereais do mundo continuam rumo a um recorde anual em 2020, afirmou a organização com sede em Roma, mesmo tendo diminuído levemente sua estimativa para as colheitas.

No mês passado,o índice de preços de cereais da FAO subiu 5,1% na comparação mensal e 13,6% em comparação anual.

“As cotações mais elevadas do trigo puxaram o aumento, impulsionado pela atividade comercial acelerada em meio a preocupações com as perspectivas de produção no Hemisfério Sul, bem como com as condições de seca que afetam os plantios de trigo de inverno na Europa”, explicou a entidade.

Depois que as cotações dos óleos de palma, girassol e soja, bateram uma máxima de oito meses, o índice de preços de óleos vegetais teve alta de 6,0% na comparação mensal.

Por sua vez, o índice de laticínios seguiu quase estável em setembro, ao passo os preços médios do açúcar recuaram 2,6% sobre agosto.

Por fim, o índice das carnes encolheu de 0,9% frente o mês anterior, e caiu 9,4% na relação anual.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS