Conecte-se conosco

Agronegócio

Farinha de ossos: faça em casa esse fertilizante natural para suas plantas

A farinha de ossos é um excelente biofertilizante para plantas, ajudando os vegetais a crescerem saudáveis e fortes

Publicado

em

A farinha de ossos é muito utilizada por agricultores e produtores de todos os tamanhos. Ela nada mais é do que um fertilizante orgânico rico em diversos tipos de nutrientes e minerais. E é feita a partir de ossos de animais, como aves, suínos e bovinos.

Mas você deve estar se perguntando: para qual finalidade essa farinha, que se assemelha à textura do trigo, é utilizada? Muitos agricultores usam esse recurso para que os mais diversos tipos de plantas possam crescer fortes e saudáveis.

A farinha é facilmente encontrada em lojas de jardinagem, floriculturas e casas agropecuárias por preços baixos. E ainda há quem prefira coletar todo o material necessário para fazer em casa, com as próprias mãos.

Nutrientes presentes no biofertilizante

As substâncias presentes nos ossos dos animais possuem uma enorme quantidade de nutrientes e minerais que são ótimos para o cultivo de várias espécies de plantas. Assim, acabam contribuindo de forma positiva para o crescimento dos vegetais cultivados. Alguns elementos encontrados nos ossos de animais são:

  • Fósforo;
  • Cálcio;
  • Nitrogênio.

O fósforo é essencial para que a planta realize a fotossíntese. Já o cálcio é um elemento muito importante para o desenvolvimento vegetal, pois age na germinação do grão de pólen. Por último, o nitrogênio é responsável por dar a cor verde das folhas das plantas.

Faça sua própria farinha de ossos

O primeiro passo para fazer sua farinha é reunir todos os ossos de animais consumidos nas refeições e deixá-los sob refrigeração, para que não deem mal cheiro na casa. Após obter uma boa quantidade de ossos, asse-os em alta temperatura até ficarem brancos.

Depois de chegarem à etapa de calcinação, deixe-os esfriando. Logo em seguida, você verá como eles começarão a esfarelar. Caso ainda não seja suficiente, bata os ossos no liquidificador até se transformarem em um pó branco.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS