Mundo
FBI alerta para o uso de deepfakes em vagas de trabalho remoto
O FBI emitiu um alerta para as empresas de tecnologia que estão fazendo contratações para trabalho remoto. Entenda o que está ocorrendo!
O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) relatou que cibercriminosos estão utilizando dados pessoais que foram roubados e “deepfakes” para candidatar-se a vagas de empregos voltados à tecnologia, que exercem o regime remoto de trabalho.
Leia mais: Golpe da vaga de emprego: confira dicas para não cair
De fato, de acordo com o FBI, a grande maioria dos cargos possibilitaria que os criminosos obtivessem acesso às informações de determinada empresa que seriam, teoricamente, confidenciais, depois de serem contratados, obviamente.
“As posições de trabalho remoto e home office identificadas neste relatório incluem tecnologia da informação e programação de computadores, banco de dados e funções relacionadas a software”, explica o FBI, na nota que soltou no dia 28 de junho acerca desse caso.
“Notavelmente, algumas posições relatadas incluem acesso a dados pessoais e financeiros, bancos de dados corporativos e/ou informações proprietárias“, acrescenta. Além disso, é válido destacar que as deepfakes são geradas através das Inteligências Artificiais ou, por meio do aprendizado de máquinas com a finalidade de produzir imagens, vídeos e áudios falsos super realistas de seres humanos.
Esse método, geralmente, é utilizado pelos cibercrimonosos desde a propagação de notícias falas, até a criação de vídeos de pornografia por vingança. Desse modo, de acordo com o FBI, esses casos de deepfakes, relatados nas entrevistas de trabalho remoto, incluem vídeos e imagens que foram alterados de forma extremamente convincente.
“Às vezes, ações como tossir, espirrar ou outras ações auditivas não estão alinhadas com o que está sendo falado ou apresentado visualmente“, relatam.
Por fim, o FBI indaga que todo o cuidado é pouco no que refere-se a contratação para empregos no regime remoto, uma vez que infiltrados, os estragos feitos pelos cibercriminosos podem ser irreversíveis.

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei