Economia
Férias eletrizantes: Aparelhos que encarecem a conta de luz
As férias de julho são um período de diversão e descanso para muitas pessoas, mas também podem representar um aumento significativo na conta de energia elétrica. Isso porque, ficando mais tempo em casa, podemos usar mais alguns aparelhos que consomem bastante energia e podem pesar no bolso.
Por isso, é muito importante descobrir quais são esses antagonistas da conta de energia elétrica, evitando assim surpresas no próximo mês.
5 aparelhos que mais gastam energia nas férias
Chuveiro elétrico
Ficando em casa mais tempo, pode ser mais comum tomar outros banhos durante o dia, ou mesmo um só banho, mas bem mais demorado que os tradicionais. No entanto, essa mudança de hábitos pode se tornar um dos maiores vilões do consumo de energia, podendo chegar até 25% da conta.
Para reduzir esse gasto, opte sempre por banhos mais curtos e com a temperatura mais baixa possível. Também vale a pena verificar se o chuveiro está na posição “inverno” ou “verão”, pois isso pode fazer bastante diferença no consumo e no valor que chega no fim do mês.
Iluminação de festa
O período de férias também pode ser acompanhado de festas, tanto em julho, quanto no fim de ano. No entanto, as luzes coloridas que enfeitam o ambiente festivo também podem consumir muita energia, então, desligue-as quando não estiverem sendo usadas.
Aparelhos em stand-by
Muitos aparelhos eletrônicos, como videogames, computadores, televisores e carregadores de celular, continuam consumindo energia mesmo quando estão desligados ou em modo de espera (stand-by), o que pode ser uma grande parte da sua conta de luz.
Para evitar esse desperdício, tire esses aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, ou, se possível, use um filtro de linha com botão liga/desliga para cortar a energia de vários equipamentos ao mesmo tempo.
Ar-condicionado
Esse é mais um dos vilões da conta de energia que pode ser usado com mais frequência nas férias. Então, para economizar, escolha um modelo de ar-condicionado energeticamente eficiente e ajuste a temperatura para algo em torno de 23 °C, ligando-o apenas quando for necessário.
Piscina aquecida
Se você tem uma piscina em casa ou em um sítio, pode ser tentador aquecê-la para aproveitar melhor nos dias frios, especialmente durante as férias. Mas, saiba que isso também implica em um alto consumo de energia elétrica, exceto se o seu modelo possua aquecimento solar, o que facilita tudo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025