Conecte-se conosco

Economia

Férias ilimitadas e multa para quem atrapalhar! Parece sonho, mas já é realidade em algumas empresas

Conseguir descansar nas férias nem sempre é fácil com mensagem de colegas e pequenos pedidos de ajudas, mas algumas empresas pelo mundo adotaram medidas para colocar fim nisso.

Publicado

em

Muitos trabalhadores esperam ansiosamente suas tão merecidas férias. Um momento pra viajar, curtir a família, os amigos, se desligar da rotina. Mas, infelizmente, nem sempre isso é possível.

Acontece de o funcionário que deveria estar descansando, no meio de um momento de lazer ou uma viagem, receber mensagens com informações, dúvidas e, até mesmo, tarefas a serem executadas em momentos de lazer.

Para evitar essas perturbações, uma empresa indiana passou a multar seus funcionários que importunarem colegas em momentos de férias com mensagens de qualquer tipo sobre o trabalho.

De acordo com a Dream11, empresa que tomou essa decisão, o funcionário de férias é totalmente desligado das comunicações da empresa durante esse período com a intenção de retornar ao trabalho totalmente renovado e descansado, fato que não vinha ocorrendo devido às perturbações dos colegas com mensagens relacionadas ao trabalho.

Para a empresa, isso também funciona como uma maneira de valorizar seus funcionários e garantir que possam realmente usufruir dos momentos fora da empresa com qualidade.

A multa estipulada pela empresa aos colegas que atrapalharem de alguma forma as férias de alguém é de R$ 6.200. A multa é aplicada mediante qualquer forma de comunicação sobre trabalho, seja por mensagem, e-mail, ligação ou até de forma presencial.

Desta forma, a empresa espera impedir que funcionários retornem das férias sem terem descansado como gostariam e sejam, assim, improdutivos ou fiquem insatisfeitos em seu retorno.

Outras medidas para garantir um retorno mais produtivo

Essa medida não é única. Algumas empresas dos Estados Unidos já utilizam a opção de “férias ilimitadas”. Nessa alternativa, sempre que o funcionário declara precisar de folga ou férias, pode definir, sem limite de tempo, o prazo para elas.

Várias medidas parecidas vêm sendo adotadas como teste para promovem uma qualidade de descanso melhor aos funcionários e, por consequência, de vida. Desta forma as empresas acreditam que seus funcionários podem trabalhar de forma mais tranquila e com maior produtividade também.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS