Agronegócio
Fermentado de açaí: o novo vinho tinto?
De acordo com uma análise técnica realizada pela Embrapa Agroindústria Tropical do Ceará, há uma bebida feita com polpa de açaí fermentada que apresenta as mesmas características sensoriais de alguns vinhos tintos!
A notícia pode surpreender a muitos, mas após uma cuidadosa prova sensorial realizada com 50 provadores experientes, foi comprovado que o novo produto realmente se assemelha a variantes tintas compostas de uva fermentada.
Ainda segundo o chefe-geral da Embrapa, Gustavo Saavedra, o produto do rótulo Curiaú deixou os degustadores simplesmente estarrecidos. Portanto, ele acredita que o preparado possui um grande potencial comercial, após passar por alguns pequenos ajustes.
“O principal desafio é o de criar uma marca característica, que traduza o que é o produto para o grande público consumidor, uma vez que a denominação vinho é exclusiva para a matéria-prima uva”, diz o pesquisador.
Já o diretor do empreendimento Flor de Samaúma, João Alberto Capiberibe, revela que a inspiração para criar uma seleção de “vinhos” com base em açaí apareceu quando ele ganhou uma garrafa do produto, vinda de uma produção feita no Acre.
“Fiquei impressionado com o sabor único daquela bebida e resolvi desenvolver uma receita própria, pois percebi tratar-se de um produto que se encaixa na nossa concepção de economia para o crescimento sustentável da Amazônia”.
Crédito: Poder360/Reprodução
Afinal, como é a bebida feita com açaí?
De acordo com os dados, na sua composição mineral, o “vinho de açaí” mostrou ter muita semelhança com os produtos feitos com uvas Chardonnay e porcentagens superiores aos de frutas como morango, maçã e acaí, que possuam composições semelhantes.
Os especialistas também avaliaram que a cor vermelha intensa precisa ser melhor trabalhada, no quesito de tonalidade. Logo, o preparado foi considerado encorpado, límpido e com uma textura semelhante a presente nas variedades de vinhos secos.
Os provadores também salientaram alguns pontos sobre o aroma da fruta e o brilho do composto. Assim, o fabricante recebeu diversas sugestões para realizar a correção do teor alcoólico elevado, uma vez que isso foi percebido no sabor fermentado.
Conforme a lei brasileira, a acidez para o vinho tinto deve estar na faixa de 50 a 130 mEq (miliequivalentes) por litro. Logo, mesmo que não seja um vinho de uva, o líquido feito de açaí possui a mesma porcentagem de acidez encontrada nos produtos de uvas Touriga Nacional, Tempranillo e Petit Verdot.
Por fim, quanto a questão dos açúcares redutores, a equipe pode constatar que, segundo o que diz a lei nacional sobre derivados de uva e vinhos, a bebida fermentada com o delicioso açaí é compatível com um vinho meio-doce, já que possui 13,5% dos referidos açúcares.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp