Bancos
FGTS Futuro: Caixa começa a oferecer financiamentos em abril
Compra da casa própria.
Dentro de um prazo máximo de 15 dias, os funcionários com registro em carteira e renda de até R$ 2.640 terão a possibilidade de adquirir financiamentos do programa Minha Casa, Minha Vida utilizando os depósitos futuros feitos pelo empregador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por volta de meados de abril, a Caixa Econômica Federal iniciará a oferta das linhas de crédito do FGTS Futuro.
O banco confirmou que dará início às operações dessa modalidade de crédito nas próximas duas semanas. Embora a instituição financeira tivesse um prazo de até 90 dias após a definição das normas operacionais para iniciar a comercialização do FGTS Futuro, essa janela de tempo foi adiantada.
O anúncio da Caixa ocorre logo após o Conselho Curador do FGTS ter regulamentado o FGTS Futuro para a aquisição de moradias próprias. Na obtenção do crédito habitacional, o tomador deverá consentir a caução dos créditos disponíveis em suas contas do FGTS por um período de 120 meses. Essa autorização poderá ser realizada por meio do aplicativo FGTS.
FGTS Futuro
Durante o processo de contratação, o banco informará ao trabalhador sobre o valor das parcelas e sua capacidade de pagamento com ou sem os depósitos futuros. A decisão sobre a modalidade de crédito caberá ao mutuário. Caso ele opte pelo FGTS Futuro, os depósitos futuros feitos pelo empregador serão retidos na conta vinculada até a quitação integral do saldo devedor.
Em caso de demissão, o trabalhador não terá permissão para sacar o saldo da conta relacionado ao financiamento do imóvel. Todos os valores excedentes na conta do FGTS serão direcionados para a redução da dívida, exceto a multa rescisória de 40% no caso de demissão, que é destinada exclusivamente ao trabalhador.
A escolha pelo FGTS Futuro só será possível no momento da contratação da linha de crédito. Se o cliente não optar por essa modalidade naquele momento, posteriormente poderá utilizar os recursos depositados em sua conta vinculada do FGTS, seguindo as demais modalidades previstas em lei. A Caixa esclarece que a decisão de utilizar ou não esse recurso será exclusivamente do trabalhador e se aplicará apenas aos novos contratos de financiamento.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia12 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia22 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura