Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Ficou fora do último lote de restituição do IRPF? Malha fina pode ser o motivo

Consulta ao último lote de restituição foi liberada pela Receita. Se você não foi contemplado até agora, veja como recuperar sua restituição.

Publicado

em

Atenção! NO dia 22/09 (sexta-feira), a Receita Federal liberou a consulta ao último lote referente a restituição do IR (Imposto de Renda) do ano de 2023. Assim, se você ficou de fora e não recebeu nenhum repasse até o momento, é possível que tenha caído na temida “malha fina”.

Esse tipo de situação ocorre quando o contribuinte informa algo errado ou então omite dados, como, por exemplo, não declarar rendimentos de dependentes. De acordo com o órgão, todos os anos em torno de 7% dos documentos recebidos por eles acabam ficando retidos para esclarecimentos.

Como posso saber se caí na malha fina?

Se o cidadão possui alguma desconfiança de que acabou caindo na “malha fina“, ele tem a possibilidade de consultar as pendências e resolvê-las para receber a sua restituição em caráter posterior.

Logo, para checar se seu nome está na listagem, basta seguir alguns passos básicos:

  1. Acesse o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC);
  2. Faça seu login;
  3. No menu à esquerda, clique na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  4. Dentro do quadro “Processamento”, aperte em “Pendências de Malha”;

Nesta página, o beneficiário pode finalmente saber as razões que o levaram a não obter a sua devolução no prazo, assim como os outros. Agora, se você está com problemas na sua declaração do IR, existem duas maneiras de resolver isso.

A primeira é simplesmente corrigir o documento segundo as observações dos analistas do “Leão”, enviando uma declaração retificadora em seguida com as informações corretas. Quanto antes isso for realizado, mais rápido o indivíduo terá acesso aos valores que lhe são cabíveis.

Entretanto, não é possível fazer uma retificação após a Receita convocar alguém para esclarecer algo. Dessa forma, quanto antes isso for realizado, melhor é para todos.

A pessoa pode, também, apenas esperar o chamado da instituição para fazer a prestação de contas, uma vez que haja a certeza de que não há nenhuma irregularidade.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS