Automobilística
Fim da era dos golpes: Nova tecnologia antifraude agita setor de combustíveis!
Bomba com assinatura digital criptografada e precisão de dados de abastecimento atende aos parâmetros do Inmetro. Ela foi instalada no RJ
A chegada recente de uma inovação tecnológica aos postos de gasolina do Brasil dará maior tranquilidade aos consumidores. Isso, porque ela é capaz de prevenir fraudes e tentativas de golpe direto na bomba.
Estamos falando da Helix 5000, uma bomba de combustível inovadora, desenvolvida pela Dover Fueling Solutions, que já foi instalada em um posto da Shell em São João do Meriti, no Rio de Janeiro.
Conforme o Regulamento Técnico Metrológico (RTM) estabelecido pelo Inmetro na Portaria 227/22, a bomba possui assinatura digital, o que dá maior controle e precisão ao abastecimento.
Veja imagem da bomba high-tech:
Imagem: Divulgação
Funcionamento e características
A assinatura digital da bomba é criptografada. Toda vez que ela é utilizada, gera-se uma assinatura exclusiva, que dá autenticidade à transação.
O acesso é facilitado via dispositivo móvel. Por meio de conexão Bluetooth, as informações relevantes sobre a operação são disponibilizadas tanto para os clientes quanto para os fiscais responsáveis.
Os dados informados se destacam pela precisão. Eles refletem, exatamente, a quantidade exata de combustível abastecida, o que evita erros de medição.
A bomba preserva, ainda, o registro do histórico de manutenções realizadas, ao longo do tempo. Esse aspecto contribui para a verificação do estado real de conservação e do grau de confiança.
Exclusividade
Hoje, no Brasil, somente a Dover Fueling Solutions oferece bombas de combustível dessa categoria que atendem os parâmetros estabelecidos pela portaria do Inmetro.
Além da linha Helix, a empresa possui também a marca Global, que fabrica dispositivos com capacidades e tecnologias diferenciadas, que oferecem, dentre outras vantagens, maior autonomia de trabalho.
Apesar da chegada tímida, com apenas uma unidade, até então, a previsão é que novas bombas Helix 5000 sejam implantadas em outros postos, em todo o país, em futuro próximo.
A segurança oferecida pela novidade, com certeza, deve atrair o interesse dos clientes e chamar a atenção do empresariado.

-
Tecnologia2 dias atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin