Automobilística
Fim da linha? Projeto quer ressuscitar cidade e estado nas placas
Hoje, nós temos uma notícia exclusiva que vai agradar a muitos motoristas. O assunto da vez é referente à famosa Placa Mercosul. Nos últimos tempos, diversas pessoas estão reclamando do layout do novo emplacamento, alegando que algumas informações importantes simplesmente desapareceram.
Então, saiba que esses adereços veiculares poderão voltar a exibir dados como cidade e estado de origem do veículo. Um senador chamado Esperidião Amin (PP-SC) apresentou um PL (Projeto de Lei) justamente para realizar essa modificação.
As placas de carros podem voltar a ser o que eram?
Atualmente, a proposta está sendo analisada pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e, caso seja aprovada, o texto, enfim, seguirá posteriormente para ser discutido e votado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
Segundo o senador, o objetivo da iniciativa é fazer uma modificação no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para que a presença de informações como cidade e estado sejam obrigatórias nos emplacamentos. Lembrando que tais dados foram retirados por conta da adesão da Placa Mercosul.
Para ele, esse tipo de coisa é muito importante para facilitar o trabalho das autoridades competentes, tornando a identificação de um carro muito mais fácil. Também é útil na hora de descobrir se um automóvel, moto, caminhão é roubado ou possui algum delito registrado.
Amin argumenta:
“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa.”
Por fim, o parlamentar ainda alega que esse tipo de dado também ajuda a criar um certo “sendo de identidade regional”, algo que era amplamente promovido pelos modelos antigos. Isso ajudaria a evitar batidas e demais acidentes decorrentes de uma não familiarização com o tráfego local.
Atualmente, as polícias podem realizar suas consultas e controles por meio de seus próprios sistemas, que inclusive fornecem informações confidenciais e de uso restrito para forças de segurança, como histórico de infrações, penalidades e demais pendências que possam existir com o Detran.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade