Conecte-se conosco

Economia

Fim do Bolsa Família: Saiba como receber o Auxílio Brasil a partir de novembro

Programa chega ao fim após 18 anos de história substituído pelo Auxílio Emergencial, que entra em vigor em novembro.

Publicado

em

Tudo sobre Auxílio Brasil

O governo federal encerra neste mês o Bolsa Família, programa de transferência de renda criado em 2004 que tirou milhões de brasileiros da miséria. O fim oficial do programa ocorre na próxima quarta-feira, 10, 90 dias após a data em que a Medida Provisória (MP) 1.061 foi publicada.

Leia mais: Caixa começa a financiar até 100% de imóveis sem entrada para policiais

A partir de novembro, a expectativa é de que o programa seja substituído pelo Auxílio Brasil. A iniciativa ainda depende da aprovação, pelo Congresso Nacional, de um projeto de lei que libera R$ 9,3 bilhões do orçamento do antigo programa.

Se o texto não for aprovado, será necessário lançar uma nova MP prorrogando o prazo de revogação do Bolsa Família. Para complicar ainda mais a situação, o Congresso ainda pode suprimir o trecho que revoga a lei do programa.

E agora, como receber o Auxílio Brasil?

Diante de tanto impasse, os beneficiários que receberam seus pagamentos em outubro temem pelas próximas liberações. Entretanto, o governo já confirmou grupo irá migrar de forma automática para o Auxílio Brasil, sem necessidade de novas inscrições ou autorizações.

Essa é uma preocupação a menos para os milhões de contemplados pela iniciativa social, que estão de olho nos desdobramentos da situação nos próximos dias.

Vale destacar que o presidente Jair Bolsonaro havia prometido elevar o valor médio do programa para R$ 400, mas em novembro não será possível cumprir a promessa. O governo tem citado a possibilidade de um reajuste de 20% enquanto não garante os recursos para custear o aumento com o qual se comprometeu.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS