Conecte-se conosco

Economia

Fim do Desenrola: Metade dos brasileiros reclama dos juros elevados

Levantamento do Mercado Pago.

Publicado

em

Uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre, revelou que 46% dos brasileiros consideram os juros altos a principal dificuldade para negociar dívidas. O levantamento avaliou o impacto do Programa Desenrola Brasil, um programa de renegociação de dívidas do Ministério da Fazenda para pessoas físicas, que se encerrou dia 20.

De acordo com os dados, 20% dos entrevistados recentemente renegociaram dívidas por meio do Desenrola. Fernanda Laranja, gerente sênior de Políticas Públicas do Mercado Pago, comentou: “Acreditamos desde o início no potencial do Desenrola e os dados mostram como o programa foi bem aceito pelos brasileiros, ajudando muitas pessoas a limparem o nome”.

Além dos juros altos, a pesquisa identificou outras dificuldades enfrentadas pelos brasileiros para sair das dívidas:

  • 27% apontaram a falta de organização e planejamento financeiro.
  • 15% mencionaram problemas de negociação com os credores.
  • 12% citaram o desemprego e outros imprevistos financeiros.

Fernanda Laranja destacou a importância de programas como o Desenrola: “Eles ajudam os brasileiros a conseguirem redução de juros para quitação dos seus débitos”.

Fim do Desenrola

O levantamento também explorou os motivos pelos quais os brasileiros planejam tomar crédito em 2024:

  • 34% pretendem pedir crédito para lidar com emergências.
  • 15% para quitar dívidas.
  • 10% para dar entrada em um imóvel ou gastos com estudos.
  • 8% para reformar a casa ou comprar um carro.
  • 6% não pretendem pedir crédito em 2024.

Sobre as condições de crédito, 35% dos brasileiros buscam condições especiais ao solicitar crédito, mostrando que ofertas atrativas são essenciais. Outros 31% procuram liberação rápida, 15% querem transparência sobre os custos, e 11% buscam juros atrativos.

Perfil dos entrevistados

A pesquisa foi realizada no final de abril com 1.600 usuários do Mercado Pago. A maioria dos respondentes (52%) tem entre 18 a 29 anos, enquanto os restantes 48% têm 30 anos ou mais.

Mercado Pago

O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, é uma das maiores fintechs da América Latina. Oferece soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios para mais de 68 milhões de usuários ativos. Desde 2004 no Brasil, também opera na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, promovendo inclusão financeira e apoiando micro e pequenos negócios. Em 2023, o Mercado Pago processou mais de US$ 182,8 bilhões em pagamentos e possui um portfólio de crédito superior a US$ 3,8 bilhões, além de mais de 30,4 milhões de contas de investimento. Reconhecido como a melhor empresa de finanças para trabalhar no Brasil, o Mercado Pago continua a inovar e apoiar empreendedores e usuários em suas jornadas financeiras.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS