Finanças
Fim do IPVA no Brasil? Descubra como isso pode se tornar realidade
Já faz parte da rotina dos motoristas em todo início de ano se preocupar com o custo do Imposto sobre Veículos Automotores. Será que essa dor de cabeça vai acabar?
O IPVA continua sendo uma das contas mais pesadas na carteira dos brasileiros, por isso, a possibilidade de estar isento dessa taxa significa um conforto financeiro mais acentuado para diversas famílias. Certamente, essa é uma ideia que seria muito bem aceita pela população.
O fim dessa taxação é um dos temas propostos pelo legislativo ao Senado Federal. A ideia parte por um proponente de São Paulo em 2020, e o autor do texto justifica que o valor acentuado é o principal motivo para que o imposto seja desfeito, tendo em vista a quantidade, o valor e os impostos que já são cobrados diariamente em todos os lugares.
Depois de ter mais de 20 mil apoios no período de 4 meses, o texto sofreu mudanças e se tornou uma sugestão legislativa, tendo sido encaminhado para a Comissão dos dinheiros Humanos e Legislação Participativa, conhecida como CDH. Este é o grupo que faz a mediação entre o cidadão e o poder legislativo.
A respeito da tramitação, nenhuma novidade aparece nos últimos tempos, e a proposta foi registada e aguarda os próximos passos da burocracia. Enquanto todo esse tempo passa, os brasileiros seguem com o pensamento em como organizar suas finanças e com as quantias para o pagamento de mais essa conta, que assombra todo início de ano.
Houve outra sugestão legislativa que ocorreu um ano antes, em 2019, com objetivo semelhante para isentar o imposto do IPVA. O autor foi um morador de Minas Gerais, afirmando que a ideia era evitar o excesso de impostos sobre os veículos, buscando, desta maneira, atingir um equilíbrio social.
O texto também segue parado para a tristeza de muitos brasileiros, contudo, as ideias estão registradas e em algum momento podem parar no Senado Federal para votação.
Todos os impostos possuem uma finalidade de arrecadação dos estados, e perder essa taxação significa perder uma quantia bilionária, algo que desestimula que os processos avancem. Pensando a respeito do lucro gerado pelos estados, é improvável que essas ideias sejam aprovadas em algum momento.

-
MEI19 horas atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Curiosidades2 dias atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso
-
Economia24 horas atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Economia2 dias atrás
Brasil tem mais de 180 moedas sociais — entenda como funcionam
-
Economia2 dias atrás
76 categorias profissionais têm direito ao novo salário mínimo de R$ 1.804
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Curiosidades13 horas atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas2 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil