Conecte-se conosco

Investimentos

Financiamento Imobiliário: BC cria regras para baratear avaliação de imóveis

Pra sair do aluguel

Publicado

em

O sonho da casa própria continua sendo o combustível que move milhares de famílias brasileiras, e agora está um pouquinho mais fácil adquirir.

Isso porque o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou dia 24 uma resolução estabelecendo regras para a cobrança, pelas instituições financeiras, de tarifa para a avaliação e reavaliação de imóveis que serão financiados pelos bancos.

Deste modo, fica determinada a anuência prévia do cliente quanto à prestação do serviço de avaliação ou reavaliação de garantia.

Feirão Casa Própria

Financiamento Imobiliário

A autoridade monetária elencou que disponibiliza ao cliente o demonstrativo com discriminação dos custos e despesas diretamente incorridos na avaliação ou reavaliação. Outras duas determinações são a entrega ao cliente de extrato do laudo de avaliação ou documento equivalente, contendo a análise técnica da garantia imobiliária; além da contratação da operação de crédito a qual se vincula a garantia, a menos que a não contratação se dê por decisão do cliente.

O objetivo é promover uma maior transparência quanto aos encargos dos financiamentos e empréstimos garantidos por imóveis. Também fica determinado que o valor da tarifa de avaliação corresponda aos custos diretos efetivamente incorridos na prestação desse serviço.

O banco destacou que, com isso, espera-se que a nova disciplina reduza os valores cobrados dos tomadores de crédito a título de avaliação de garantias, direcionando para as taxas de juros das operações qualquer custo ou despesa que não se associe diretamente ao serviço efetivamente prestado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS