Conecte-se conosco

Mundo

Fintech portuguesa adota o Pix em suas operações

Sistema do Bacen.

Publicado

em

A fintech portuguesa Eupago, com sede no Porto, levou o sistema de pagamentos Pix para Portugal e Espanha, permitindo que brasileiros possam realizar compras no exterior com a conveniência do sistema que é popular no Brasil. A informação é do Público Brasil.

Batizado de EuroPix, o serviço está disponível em 22 mil comércios e facilita transações em tempo real, com conversão de euro para real no momento da compra. O serviço, que também inclui pagamentos presenciais por QR Code, tem como objetivo atingir os 500 mil brasileiros residentes em Portugal e turistas.

O sistema Pix, criado pelo Banco Central do Brasil, foi lançado em 2020 e agora se expande globalmente. Ele oferece transferências e pagamentos instantâneos e gratuitos ou com custos baixos.

Vale destacar que, atualmente, existem cerca de 500 mil brasileiros vivendo em Portugal.

Pix

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil, permitindo transferências de recursos e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele funciona por meio de chaves de identificação, como CPF, e-mail ou número de telefone, e tem se tornado popular devido à sua agilidade, segurança e ausência de tarifas em muitas transações. Lançado em 2020, o Pix tem transformado a forma como os brasileiros realizam transações financeiras, oferecendo uma alternativa rápida e prática aos meios tradicionais.

Por Aproximação

A partir da próxima sexta-feira, 28 de fevereiro, o Banco Central do Brasil (BC) permitirá que consumidores realizem pagamentos via Pix por aproximação, uma funcionalidade que visa facilitar as transações, assim como já ocorre com os cartões de crédito e débito. Com a nova modalidade, será possível efetuar transferências apenas aproximando o celular da máquina de cartão.

A funcionalidade estará disponível nas carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, permitindo que os consumidores façam pagamentos sem precisar acessar o aplicativo do banco. A solução oferece mais praticidade ao dispensar o uso do aplicativo da instituição financeira para realizar transações.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS