Política
Fique atento: prazo para emitir a 2° via do título eleitoral acaba quinta (22)!
As eleições estão cada vez mais próximas e o período para solicitar um novo título eleitoral também. Entenda!
No Brasil, o voto tornou-se um direito e um dever de todo cidadão brasileiro apenas a partir da Constituição de 1988. A parte da promulgação dessa constituição que o voto se tornou obrigatório, sendo facultativo apenas para jovens de 16 a 18 anos, pessoas maiores de 70 anos e os analfabetos.
Em 2022, os cidadãos brasileiros deverão votar para os cargos de presidente da República, governador, deputado federal, deputado estadual e senador.
As eleições estão cada vez mais próximas e o período para solicitar um novo título eleitoral também. Na próxima quinta-feira, dia 22, acabará o período para solicitar uma nova via do seu título eleitoral.
Conforme as informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para realizar a solicitação da segunda via do título de eleitor, o interessado não deve possuir nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral, como multas por ausência às urnas ou trabalhos como mesário.
No entanto, caso a situação do eleitor esteja regular com a Justiça Eleitoral, é plenamente possível que o interessado em solicitar um novo título de eleitor possa fazer a impressão do seu título de eleitor de maneira fácil e rápida através da ferramenta disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral. Essa ferramenta é intitulada de Autoatendimento do Eleitor, para imprimir basta escolher a opção “Imprimir o título eleitoral”.
Contudo, é importante deixar claro que o título eleitoral não é o único meio de exercer seu direito de votar. Nesse sentido, as pessoas que estão aptas a votar podem ir até a sua zona eleitoral com qualquer documentação oficial com foto, podendo ser carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou passaporte.
Frente a isso, uma das medidas que o Governo Federal tomou foi a digitalização de todos os documentos de identificação, inclusive também foi disponibilizada uma versão digital do título de eleitor. O e-Título é gratuito e acessível através de aplicativo disponível para Android e iOS.
Além de contar como uma documentação, também é possível realizar diversas funções no e-Título como justificar o voto caso não esteja próximo geograficamente da sua zona eleitoral, emitir sua certidão de quitação eleitoral, assim como de guia para pagamento de multas eleitorais.
Também existe a possibilidade de acessar informações como o seu local de votação, checar sua inscrição de mesário voluntário, entre muitas outras coisas.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025