Conecte-se conosco

Agronegócio

Floresce o encanto: Cultive Onze Horas e desperte sua beleza

Publicado

em

A Portulaca grandiflora  é uma planta de pequeno porte nativa da América do Sul e pode ser encontrada com mais facilidade no Uruguai, Brasil e Argentina. Ela é muito conhecida por suas flores de cores vibrantes e delicadas.  

O nome popular de “Onze Horas” foi dado porque a sua floração ocorre apenas nos períodos do dia onde o sol está extremamente quente, em torno das onde horas da manhã e fecha suas pétalas no entardecer.  

Essa espécie pode ser encontrada em uma grande variedade de cores, geralmente, nas tonalidades de rosa, vermelho, amarelo e branco. Além da beleza estonteante, a Onze Horas também é conhecida por sua resistência e facilidade de cultivo.  

Dicas de plantio  

Conhecida por ter cuidados relativamente simples na hora de cultivar, essa é uma espécie muito indicada para os amantes da jardinagem que estão iniciando os plantios em seu jardim.  

A primeira etapa é escolher o local onde ela será plantada, é importante que o local receba luz solar direta todos os dias para que haja um pleno desenvolvimento e uma floração saudável.  

O solo precisa ser bem drenado para que não haja o acúmulo de água em derredor das raízes e, consequentemente, um possível encharcamento e apodrecimento das mesmas. O substrato escolhido deve ser leve e solto com mistura de areia ou perlita para garantir uma boa drenagem.  

A Onze Horas é uma espécie relativamente tolerante à seca, entretanto, é recomendado fazer regas regulares. O ideal é aguardar que o solo esteja seco para fazer a próxima rega, que deve ser realizada aplicando água diretamente em sua base, sem molhar as folhas.  

Nos períodos mais quentes do ano, é provável que a frequência de regas tenha que ser aumentada para que o solo não fique seco demais e desidrate a planta.

A poda é uma prática não obrigatória, entretanto, pode ser realizada para a retirada de flores murchas, assim como para estimular o crescimento de novos botões florais. A retirada deve ser feita com cuidado e usando materiais próprios para isso, como tesouras bem afiadas.  

Formas de fazer a propagação  

Basicamente, existem duas formas de realizar o plantio e a propagação dessa espécie: por meio de sementes e por estaquia. Veja a seguir um pouco mais sobre essas duas maneiras de plantar.

Ao optar pelas sementes, é importante que elas sejam colocadas no máximo 0,5 centímetro no substrato, elas também podem ser colocadas superficialmente. Depois disso, distribua uma fina camada de terra ou serragem por cima delas. Elas costumam germinar entre uma e duas semanas.  

A propagação por meio de estaquia deve ser realizada usando pedaços de ramos saudáveis para que eles criem raízes ao serem plantados em solo úmido. O espaçamento entre elas deve ser de 10 a 40 centímetros.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS