Conecte-se conosco

Economia

FMI reduz estimativa de crescimento da Ásia e adverte sobre ameaças da pandemia

FMI disse esperar que a economia da Ásia recue 2,2% este ano.

Publicado

em

O Fundo Monetário Internacional cortou a projeção econômica de 2020 para a Ásia, resultado de uma queda mais profunda do que a esperada em países como a Índia, indicando que a pandemia de coronavírus segue impactando bastante a região.

Mesmo tendo melhorado a expectativa de crescimento para o próximo ano, 0 FMI alertou que a retomada será lenta e desigual, com países dependentes do turismo enfrentando mais dificuldades.

Em um relatório sobre a região da Ásia-Pacífico divulgado nesta quarta-feira, o FMI afirmou que “o medo da infecção e as medidas de distanciamento social estão diminuindo a confiança do consumidor e manterão a atividade econômica abaixo da capacidade até que uma vacina seja desenvolvida”.

“Embora a recuperação da China possa impulsionar o comércio regional, o fraco crescimento global, o fechamento das fronteiras e as crescentes tensões em torno do comércio, tecnologia e segurança pioraram as perspectivas de uma recuperação liderada pelo comércio na região”, acrescentou.

A expectativa do fundo é de que a economia da Ásia encolha 2,2% este ano, número que ficou 0,6% acima da previsão de junho, em razão das grandes perdas em países como Índia, Filipinas e Malásia.

Segundo o FMI, a economia da Índia deve despencar 10,3% este ano, enquanto a da China deve avançar 1,9%.

Em 2021, com o impulso de recuperações mais robustas previstas na China, nos Estados Unidos e na zona do euro, o FMI espera que a economia asiática expanda 6,9%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS