Automobilística
Foi abrir a porta do carro e bateu no veículo ao lado? Com a nova tecnologia da Ford, nunca mais!
Você já passou pela situação de abrir a porta do carro após estacionar e arranhar a pintura num poste, parede ou outro carro? Agora, este problema chegou ao fim!
Nada de arranhar a pintura do carro ao abrir a porta e bater em alguma superfície. A Ford acabou de desenvolver uma tecnologia que só vai permitir que a porta seja aberta quando houver uma distância segura para isso.
O momento de estacionar o carro é tenso. Primeiro, encontrar uma vaga se torna cada dia mais difícil, depois, ao abrir a porta, acabamos vez ou outra por bater na guia, em um poste ou até mesmo em outro veículo. A boa notícia é que isso não vai mais acontecer com a nova tecnologia da Ford.
A informação é segundo a CarBuzz. A montadora Ford teria criado uma patente nos Estados Unidos para um sistema que tem como intenção proteger as portas dos veículos desses pequenos acidentes.
Futuramente, vamos poder ver um Ford Mustang equipado com os mais diversos sensores, que serão utilizados junto a um sistema de reconhecimento facial.
Para entender como irá funcionar, o veículo vai reconhecer quem se aproximar do carro, seja do lado do motorista e do passageiro e analisar o tamanho e o peso da pessoa para verificar se há espaço o suficiente para que a porta se abra em segurança. A partir desse momento, a abertura será autorizada ou não, a depender das condições.
Caso haja espaço, o carro ainda será capaz de levantar a suspensão, para que, ao abrir a porta, essa não acabe por bater no meio-fio.
Esse sistema vai utilizar a altura da pessoa, largura dos ombros e do quadril e estimar o peso do passageiro ou motorista para, então, processar as informações e calcular qual será a compressão das molas quando a pessoa entrar no veículo.
Ao mesmo tempo, os sensores estarão monitorando ao redor, verificando a existência de obstáculos que poderão vir a atrapalhar a abertura da porta. Caso os sensores detectem algum obstáculo no raio de abertura da porta, ela não poderá ser aberta.
O sistema então irá alertar o motorista com um sistema visual e sonoro, explicando que a porta não poderá ser aberta. Esse sistema não será útil apenas quando for entrar no carro, mas também no momento de sair dele, após estacionar.
E não se preocupe se você precisar utilizar a porta mesmo que esteja “bloqueada”, pois o carro irá abri-la o máximo possível, para que não atinja o obstáculo e o motorista ou passageiro possa tentar sair utilizando o espaço sugerido no limite.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp