Conecte-se conosco

Automobilística

Fora de linha: Volkswagen Fox deixa de ser produzido no Brasil

Última unidade do modelo na versão Xtreme foi produzida e será guardada no acervo da montadora. Foram 18 anos de história no país.

Publicado

em

Diversos modelos de automóveis devem deixar o mercado brasileiro muito em breve. Seja por motivo de renovação da frota ou de questões logísticas mercadológicas, alguns carros sairão de linha. Os próximos meses prometem ser decisivos para determinados modelos populares entre os consumidores. Um dos que será afetado é o Volkswagen Fox.

Leia mais: Nissan lança promoção para sortear mais de 3,3 mil prêmios

Adeus Fox

A VW confirmou que encerrou a produção do Fox na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Após 18 anos presente no mercado brasileiro, o hatch se despede das concessionárias de carros novos.

O último exemplar fabricado foi um Fox Xtreme na cor vermelho tornado. Porém, este nunc achegará às ruas e deve integrar o acervo da montadora em São Bernardo do Campo (SP).

Em 2003 foi lançado o primeiro Fox. Até hoje, mais de 1,8 milhão de exemplares do carro foram produzidos. Desse número, 500 mil foram parar em outros países ao redor do mundo.

Com a saída do hatch, a fábrica paranaense vai reforçar a produção do T-Cross. Aliás, a VW já atingiu a marca de 200 mil unidades do modelo fabricadas em território brasileiro.

Vai deixar saudade

O FOX foi projeto para ser desenhado em torno do passageiro. Essa visão foi inovadora na época de lançamento e, logo, o veículo caiu nas graças dos consumidores.

Ainda que fosse um veículo compacto, sua estrutura possibilitava conforto e espaço interno. O modelo foi o que originou a variação estendida do SpaceFox e do SpaceCross. Claro, uma das versões do hatch mais cobiçadas era o CrossFox.

Ainda que o veículo fosse popular, houve uma polêmica em sua trajetória. Em 2008, a VW realizou um recall do Fox após oito consumidores relatarem problemas com o rebatimento de bancos. Essas pessoas chegaram a ter os dedos decepados.

A montadora resolveu o problema e continuo a oferecer o Fox em diferentes versões. Ainda em seus últimos meses de vida, o hatch apresentava-se como uma boa opção em custo-benefício.

Porém, o modelo carecia de controles de tração e estabilidade. Além disso, seu design já ultrapassado foi outro fator que fez as vendas caírem pouco a pouco. Agora, para ter um VW Fox será necessário recorrer às concessionárias de usados.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS