Economia
Formalização de motoristas de aplicativo irá acontecer mesmo contra a vontade de empresas, afirma ministro
Ministro do Trabalho afirma que a Uber a favor ou não, formalizar essa profissão é essencial e deve acontecer. Confira mais sobre o assunto.
A discussão sobre a formalização de motoristas de caronas por meio de aplicativos continua. O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirma que “sente muito”, mas que esse assunto precisa ser discutido.
O ministro comenta que não deseja que as plataformas, como a Uber, deixem o país, mas ainda assim, mesmo contra a vontade dessas empresas, o assunto precisa ser discutido.
A fala do ministro aconteceu em um evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Em seu discurso, ele diz:
“A Uber não irá embora porque o Brasil é mercado número um, mas ninguém quer que ninguém vá embora. Pelo contrário, nós queremos é garantias de proteção social a esses trabalhadores, a valorização do trabalho“.
Marinho também afirma que essa discussão não será uma imposição da pasta, mas sim, uma discussão para com a sociedade.
Esse assunto vem se arrastando já há algum tempo. O ministro já havia se mostrado despreocupado sobre a saída da Uber do Brasil há um mês. Ele ainda comentou que, caso isso acontecesse, os Correios ainda seriam capazes de suprir a lacuna que seria deixada.
O atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, já havia comentado em conversa com sindicalistas que acredita que essas empresas, tais como a Uber e a 99, “exploram” seus trabalhadores.
No entanto, o ministro do Trabalho não defende, necessariamente, a contratação do trabalhador no regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Ele entende que não são todos os trabalhadores que gostariam de ter um vínculo formal com a empresa.
Por outro lado, ele acredita que deve haver a articulação de um tipo de enquadramento, o qual seria responsável por proteger e garantir uma remuneração de qualidade aos motoristas parceiros.
Ele ainda ressalta que esse enquadramento se faz necessário, pois sem ele, os motoristas enfrentam longas horas de trabalho. O que pode vir por causar acidentes de trânsito.
O aumento de acidentes devido a profissionais cansados ao volante, aumenta os gastos com a área da saúde. Dessa forma, um enquadramento destinado aos motoristas de aplicativo se torna necessário. Principalmente, para garantir a segurança e proteção desses trabalhadores que se fazem tão importantes.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem