Conecte-se conosco

Cotidiano

Formiga no doce? veja se pode devorar esse extra

Formigas invasoras: será que esses pequenos intrusos em seus doces são realmente inofensivos para sua saúde?

Publicado

em

Um pote de mel ou açúcar é frequentemente irresistível, não apenas para nós, mas também para as formigas. Encontrá-las dentro desses recipientes é uma cena comum e, para muitos, causa dúvida: esses pequenos insetos podem ser consumidos sem prejuízos para a saúde?

Formigas: uma questão de higiene, não de toxicidade

Isolda Prado, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), tranquiliza os consumidores ao afirmar que ingerir formigas por acidente não traz malefícios à saúde, já que “a maioria das formigas não é tóxica para os seres humanos”.

Contudo, ela recomenda que, por uma questão de higiene, as formigas sejam removidas antes do consumo do alimento.

Desvendando mitos: formigas e a saúde visual

Quem nunca ouviu dizer que formigas no açúcar “fazem bem para a vista”? Isolda Prado esclarece que essa é uma crença infundada.

“Não há evidências científicas confiáveis que comprovem que formigas ou qualquer parte delas tenham benefícios para a saúde dos olhos. A expressão popular sobre a formiga e a visão parece ser um trocadilho ou jogo de palavras. Nesse caso, faz referência ao fato de que, para “ver” a formiga no açúcar ou mel, alguém precisa de uma boa visão. Ou ainda, sugere que não faria mal comer as formigas que estão no açucareiro ou no pote de mel, porque supostamente melhorariam a visão”, afirma.

Para manter a saúde visual, a especialista enfatiza a importância de uma dieta rica em nutrientes essenciais como vitamina A e carotenoides, além de cuidados rigorosos com a saúde dos olhos. Ela deixa claro que, embora as vitaminas sejam indispensáveis, elas não são a única solução para uma visão melhor.

Portanto, se você encontrar uma formiga em seu açúcar ou mel, não há razão para alarme. A questão é mais de limpeza do que de saúde. Quanto aos olhos, foque em manter uma nutrição saudável e deixe as formigas cumprirem seu papel no ecossistema, fora de nossas cozinhas.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS