Conecte-se conosco

Agronegócio

Formigas estão 'matando' suas plantas? Veja truque simples e ecológico para resolver o problema

Apesar de serem essenciais para o equilíbrio ecológico, as formigas podem se tornar uma verdadeira “praga” quando em excesso.

Publicado

em

Você sabe como acabar com as formigas que atacam suas plantas sem prejudicar o meio ambiente? Apesar de serem essenciais para o equilíbrio ecológico, reciclando matéria orgânica e dispersando sementes, as formigas podem se tornar uma verdadeira “praga” quando estão em excesso, especialmente nas áreas urbanas onde interferem no crescimento das plantas.

A dupla face das formigas

As formigas desempenham muitos papéis no ecossistema, como aerar o solo e servir de alimento para outros animais. No entanto, em ambientes urbanos, especialmente nos jardins, podem causar danos significativos às plantas.

Flávio Gandara, professor e coordenador do Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental, explica: “Algumas folhas cortadas não atrapalharão o desenvolvimento das plantas. Às vezes, esse ataque de formigas é muito intenso, chegando a ferir muitas vezes a mesma planta, o que pode levá-la à morte. Isso indica que houve um desequilíbrio ambiental, ou seja, a população de formigas está muito elevada. Isso acontece quando os insetos estão em locais onde não há mais vegetação nativa nem predadores naturais.”

Estratégias de controle e prevenção

Para controlar e prevenir problemas com formigas, aqui estão algumas dicas práticas:

    • Mantenha a limpeza: Evite deixar restos de alimentos ou resíduos orgânicos perto das plantas. Isso pode atrair formigas em busca de comida.
    • Podas regulares: Manter as plantas podadas ajuda a reduzir a atração das formigas.
    • Plantas repelentes: Segundo Flávio, plantar espécies que repelam formigas é uma excelente estratégia. “Algumas plantas têm um odor que desnorteia o seu senso de direção, como gergelim. Então, plantar algumas espécies desse tipo, ao redor de plantas muito procuradas por formigas, diminui a incidência do inseto.” Entre as plantas recomendadas estão capim-limão, alecrim, hortelã, manjericão, lavanda, citronela, canela, cravo-de-defunto, calêndula, tomilho, boldo e salsa.
    • Barreiras físicas: Além das técnicas naturais, o uso de barreiras físicas, como anéis de borracha de silicone ou pedaços de garrafa pet ao redor do caule das plantas, pode impedir efetivamente que as formigas alcancem as folhas.

    Agora, se o problema com formigas for particularmente grave, pode ser necessário procurar ajuda profissional.

    Com informações da Revista Casa e Jardim.

    Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

    Publicidade

    MAIS ACESSADAS