Conecte-se conosco

Empresas

FPSO Atlanta ao campo de produção, diz Enauta

Floating Production Storage and Offloading.

Publicado

em

A Enauta (ENAT3) anunciou que o FPSO Atlanta alcançou sua posição no Campo de Atlanta, localizado na Bacia de Santos, no último sábado.

Após passar por inspeções da imigração da Polícia Federal e da Receita Federal, a plataforma foi liberada, dando início imediato à campanha de ancoragem.

A empresa também afirmou que as atividades estão seguindo conforme o cronograma estabelecido para o início da produção em agosto de 2024.

O FPSO (Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência) tem capacidade para processar 50 mil barris de óleo por dia, 140 mil barris de água por dia e armazenar até 1,6 milhão de barris de petróleo.

Enauta (ENAT3)

Uma plataforma flutuante FPSO (Floating Production Storage and Offloading) é uma unidade naval usada na indústria de petróleo e gás para produção, armazenamento e transferência de óleo e gás natural. Ela é projetada para operar em campos de petróleo localizados em alto-mar, onde a instalação de estruturas fixas não é viável.

Dentre suas principais características, detalhe para:

Produção: Uma FPSO é equipada com instalações de processamento de óleo e gás para separar, tratar e armazenar os hidrocarbonetos produzidos no campo de petróleo. Ela pode processar o óleo cru e o gás natural produzido antes de serem transferidos para navios-tanque ou gasodutos para transporte.

Armazenamento: A FPSO possui tanques de armazenamento integrados para estocar o petróleo produzido até que seja transferido para navios-tanque para exportação ou transporte para refinarias em terra firme. Esses tanques são projetados para armazenar grandes volumes de óleo até que sejam esvaziados pelos navios-tanque.

Transferência: A transferência de óleo e gás da FPSO para navios-tanque é feita por meio de sistemas de transferência flexíveis ou rígidos, como mangueiras ou tubulações submarinas. Esses sistemas permitem a transferência segura e eficiente dos hidrocarbonetos produzidos para os navios-tanque ou gasodutos.

Flutuação: A FPSO é uma estrutura flutuante que pode ser ancorada no local de produção por meio de sistemas de ancoragem ou pode operar em modo de posicionamento dinâmico, onde utiliza propulsores para manter sua posição no mar.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS