Curiosidades
Fragrâncias perdidas: a história por trás dos perfumes recuperados dos destroços do Titanic
Entre os muitos objetos resgatados do fundo do oceano anos após o naufrágio do Titanic, há um que chama a atenção por sua delicadeza e simbolismo: uma pequena bolsa com amostras de perfume.
Durante as expedições realizadas em 2001, uma curiosa bolsa de couro foi encontrada nos destroços do famoso navio do mundo a naufragar. Assim que trazida à superfície, o item foi levado ao laboratório, onde passou por análises, e o conteúdo deixou todos os envolvidos no trabalho de queixo caído.
Dentro dela, haviam pequenas amostras de perfume.
Assim que foi aberto, o pequeno frasco liberou um forte cheiro de perfume de época no laboratório. A pergunta que ficou foi: a quem havia pertencido as amostras inéditas?
Mais tarde, 62 amostras de perfumes foram encontradas ao todo, todas contendo a assinatura de Adolphe Saalfeld, um alemão que estava a bordo do Titanic e tinha como missão levar suas fragrâncias para os Estados Unidos a fim de comercializá-las.
Que fim levaram as inéditas fragrâncias?
Após passarem por estudos em laboratórios especializados, todas as amostras foram encaminhadas para uma empresa de perfumaria chamada Quest Internacional.
A ideia, a partir dali, era que os perfumistas reconstruíssem o perfume com base nas amostras de Adolphe Saalfeld. Assim, seu antigo sonho seria concretizado mesmo após tantos anos no fundo do oceano.
O resultado desse desafio foi o icônico perfume que recebeu o nome de Legacy 1912. Com um frasco luxuoso que remete a épocas antigas, a fragrância encantou milhares de pessoas.
O QVC, site de perfumaria, detalha o produto:
“Inspirado em essências reais recuperadas do naufrágio do Titanic, Legacy 1912 eau de parfum envolve-o com a fragrância delicada de limão e nérolis, ao lado de rosa ruborizada e âmbar quente e transparente.”
O responsável pela criação das amostras encontradas nos destroços do Titanic sobreviveu, assim como seus sonhos em formato de perfume. O deseja de Adolphe Saalfeld foi finalmente realizado em mesmo que muitos anos após o planejado, seu legado foi construído em terra firme.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia10 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia24 horas atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]