Agronegócio
França e China assinam acordo após surto de Peste Suína Africana
Acordo estabelece que país asiático continue exportando carne suína dos países europeus
Nesta semana, França e China assinaram um acordo que determina que, mesmo que ocorra um surto de Peste Suína Africana (PSA), o País asiático vai continuar exportando carne dos Países europeus ameaçados pela doença.
O Ministério da Economia e Agricultura da França disse, em um comunicado, que o acordo assinado na última segunda-feira, entrará em vigor imediatamente, o que significa que, se a doença ocorrer em outras partes da França, a China permitirá a exportação de carne suína de áreas não afetadas do País.
Nos últimos dois anos, diante da devastação do rebanho doméstico pela PSA, a China se tornou o maior mercado de exportação de carne suína da França e da União Europeia.
De acordo com o ministro da agricultura, Julien Denormandie, este é o primeiro acordo deste tipo a ser assinado pela China em favor de um país da União Europeia. “É, portanto, um modelo e anuncia futuros acordos com outros setores e países”, afirma.
Já em comunicado separado, o Ministério das Finanças da China saudou “a entrada em vigor do acordo de gestão regional para a Peste Suína Africana”.
A PSA é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus composto por DNA fita dupla, pertencente à família ‘Asfarviridae’. A doença é inofensiva para humanos, mas fatal para os porcos. Três anos atrás, um caso de javali foi descoberto na Bélgica, perto da fronteira com a França.
Devido ao surto de outras doenças, como a peste suína africana e a gripe aviária, a China e outros países importadores baniram completamente o comércio de carne, muitas vezes interrompendo as exportações de carne para a Europa e as Américas.

-
Tecnologia14 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia11 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo22 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?