Conecte-se conosco

Automobilística

Fumaça saindo do escapamento é um sinal de alerta; Entenda como identificar o problema

Se estiver saindo fumaça do escapamento do seu veículo, fique atento, pois isso pode estar ocorrendo por algum desses motivos.

Publicado

em

Qualquer coisa diferente que acontece com o veículo o motorista tende a perceber rapidamente, principalmente quando é algo tão visível quanto à fumaça saindo do escapamento.

Então, se o escapamento do seu carro estiver soltando fumaça em grandes quantidades, fique atento, isso pode ser seu carro precisando de algum ajuste.

Mas, calma! Uma das funções do escapamento é, sim, emitir gases, no entanto, a fumaça não deve ter cor nem cheiro. O escapamento serve também para ajudar a diminuir o aquecimento que acontece no motor.

No entanto, se do escapamento do seu veículo estiver saindo uma fumaça com cheiro ou cor, ou, pior, os dois juntos, pode significar algum problema. Cada cor de fumaça, seja ela branca, azul ou preta, possui um significado diferente e mostra que uma parte do veículo precisa receber atenção.

Caso seu escapamento esteja soltando fumaça branca e sem cheiro, o problema pode estar no cabeçote. Isso porque um cabeçote com problemas pode permitir que a água chegue à câmara de combustão, e isso pode levar a um problema ainda maior, visto que pode chegar a contaminar as velas do motor.

Dessa maneira, se seu carro está soltando fumaça branca, leve o veículo ao mecânico e veja como está o cabeçote. Agora, caso a fumaça seja azulada e também não possua cheiro, o problema pode estar na lubrificação do seu carro. Isso porque a fumaça nessa cor indica um nível baixo de lubrificante.

Na maior parte das vezes, isso indica que o veículo está com vazamento de óleo em algumas partes do motor, o que também precisa ser visto de forma rápida para evitar problemas maiores.

Por fim, caso a fumaça que sai do seu veículo seja preta, atenção! Seu veículo pode estar queimando mais gasolina do que o normal. Essa fumaça vem acompanhada de um cheiro de gás, justamente pelo consumo exagerado de gasolina. A fumaça preta pode vir a indicar um desgaste no motor.

Em todos os casos, é necessário procurar um profissional do ramo da mecânica. Mesmo que cada fumaça possa ser causada por algo diferente, numa oficina a causa do problema deverá ser encontrada e resolvida sem maiores problemas.

Não se esqueça também de fazer manutenções regularmente em seu veículo, para evitar problemas futuros que vão, além de todo transtorno, pesar no seu bolso.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS