Mercado de Trabalho
Funcionários são obrigados a trabalhar durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo?
Ansiosos para acompanhar os jogos da seleção, a ideia é já se preparar para a torcida, seja no trabalho ou não.
O grande evento que é a Copa do Mundo de futebol vem se aproximando, deixando os brasileiros muito animados. No país do futebol, esse evento movimenta milhões de reais em produtos e serviços.
Esse ano, a Copa acontecerá no Catar, e, tendo em vista os horários dos jogos, muitos trabalhadores se perguntam se podem ser obrigados a trabalhar durante os jogos da seleção brasileira.
Infelizmente, para muitos, a resposta é sim. Não há nenhuma lei que impeça os contratantes e exigir que os funcionários trabalhem durante os jogos da seleção.
Caso o funcionário falte ao trabalho nos dias dos jogos da seleção brasileira, seu dia poderá ser descontado como em qualquer dia em que o trabalhador falte sem justificativa.
A decisão, portanto, fica nas mãos do empregador, de forma individual, se ele vai ou não liberar seus funcionários nos dias ou nos horários dos jogos do Brasil.
O empregador pode propor alternativas para contornar a situação, seja disponibilizando uma forma de os funcionários assistirem ao jogo no local de trabalho, encerrando o expediente mais cedo ou liberando o colaborador no dia do evento. Também cabe ao empregador decidir como recuperar essas horas perdidas, seja por compensação em outros dias ou de outras maneiras.
Acaba que sem nenhuma lei que libere ou exija que os funcionários trabalhem nos dias de partidas de futebol da seleção brasileira na Copa do Mundo, quem bate o martelo e toma a decisão final do que será feito é o contratante, que pode exigir a presença do colaborador no local de trabalho, liberá-lo para assistir aos jogos ou criar outra alternativa que favoreça tanto empregado quanto empregador.
Mesmo querendo acompanhar e vibrar pela seleção durante essa época tão aguardada, vale saber o que o seu contratante decidiu sobre os dias de jogos para que assim não haja nenhum mal-entendido. Vai, seleção!

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política15 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia11 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura